Curiosidades

Espírito Santo: Praia & Montanha; Arábica & Conilon

Espírito Santo: Praia & Montanha; Arábica & Conilon
Cenários ideais com praia e montanha a poucos quilômetros são privilégios do Espírito Santo. Dessa junção nasce o Café Meridiano Espírito.

O estado do Espírito Santo é famoso por reunir em seu território o clima de praia e montanha. Aqui é possível conhecer famosas praias como a Vila de Itaúnas, Regência e a badalada Guarapari; ou curtir um clima mais ameno em cidades como Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante ou Domingos Martins.

A culinária também tem a influência dessa diversidade. Pela moqueca capixaba no litoral, símbolo da gastronomia do estado e pela cozinha italiana e alemã das montanhas, provenientes da colonização dos imigrantes na região. Esses dois cenários garantem diferentes atrativos para os visitantes que podem escolher seu passeio de acordo com a época e preferência.

Para os amantes do café é possível explorar ainda as duas principais espécies que são cultivadas em toda extensão do estado. Nas montanhas acontece o manejo da espécie arábica, fruta comercialmente mais valorizada. Apresenta uma complexa gama de sabores e aromas influenciados pelas regiões acima de 800m de altitude, clima ameno e trato mais fino das pequenas propriedades da agricultura familiar – típicas no estado.

Já ao nível do mar, acontece o cultivo do conilon, espécie mais robusta, com maior teor de cafeína e de trato mais rude. Apesar de não ter tanto sabores variados como o arábica, tem surpreendido pelo tom exótico de algumas produções de pequenos produtores.

Essas divisões do estado juntas dão singularidade à terra capixaba, e foi daí que surgiu o Café Meridiano Espírito. Um café para reunir as duas principais espécies produzidas na região num mergulho de sabor que invade o interior e mistura os aromas especiais das origens distintas.

Experimente e sinta como os diferentes podem combinar.