Dicas

Entenda o Café Arábica

Entenda o Café Arábica

Você adora café, mas fica totalmente perdido quando escuta a palavra “Arábica”? Fique tranquilo, você não está sozinho no mundo 😉 Vamos te ajudar a entender o que é este tipo café rapidamente.

Café Arábica é um grão plantado em grandes altitudes, acima de 800m, que exige um trato mais fino e é considerado mais nobre, devido aos sabores mais intensos e variados, com aroma mais requintado. Os cafés Gourmet são 100% arábica, isso é um bom começo para quando buscamos entender a qualidade do café que estamos consumindo, mas não basta ser 100% arábica para que o café seja de alta qualidade. Temos que entender o café como uma fruta, muito antes de ser grão, pó ou bebida. Como fruta o café também passa por fases de amadurecimento. Ainda no pé, no momento da colheita é possível encontrar grãos verdes, vermelhos e pretos. Fases do amadurecimento do fruto. Em qualquer uma dessas fases o café pode resultar em bebida, de qualidade bastante diferente – inferior, inclusive – sendo que o melhor café é aquele se extrai das frutas no seu estágio maduro, também chamado “cereja”.

Os maiores cultivadores desta espécie são os países da América do Sul, Central e alguns países da África e Ásia. Este grão possui numerosas variedades, como Bourbon, Catimorra, Mundo Novo, Caturra, Catuai, entre muitos outros. Hoje o ‘Arábica’ representa três quartos da produção mundial de café. No Brasil se destacam regiões como as montanhas capixabas, o sul e cerrado mineiro, mogiana e cerrado baiano.

A respeito do sabor (e que sabor!), o café feito com grãos Arábica pode representar até 67,86% menos cafeína do que o conilon, o que corresponde a conter de 0,9% a 1,3% em sua composição. Reconhecido por seu sabor especial, o café Arábica é fortemente indicado como ingrediente especial para a produção de bebidas gourmet.

Agora que você sabe, seu Meridiano vai ter muito mais sabor!

[Fonte: Clube Cafe e Baristo]