Curiosidades Dicas

As utilidades da borra de café

O que você faz com a borra de café? A maioria das pessoas inocentemente joga fora e não sabe que esse resto de café, meio barrento, pode ser muito aproveitado. Hoje o blog do Café Meridiano vai mostrar algumas das utilidades da borra do café, confira as dicas e aproveite!

1. Borra de café para combater a dengue:
Talvez esta seja a utilidade mais importante da borra para a nossa saúde, a sua apropriação como inseticida para o combate à dengue. Para fazer isso, basta colocar 4 colheres de sopa cheias de borra em um copo de água e dispor nos vasos de planta. Lembrando que ela também afasta outros insetos e pragas, funcionando como um pesticida completo. Para manter a eficácia, troque a solução a cada sete dias. Ah, e fique tranquilo: a borra não vai matar a planta, muito pelo contrário, veja a próxima dica.

2. Borra de café como adubo:
Isso mesmo, além de afastar os mosquitos da dengue das suas plantas, a borra de café é também uma boa opção de adubo. Misture o resíduo ao adubo que você utiliza e espere alguns dias pelo resultado, suas plantas vão ficar mais fotes e bonitas. Ela é particularmente boa para o crescimento de cenoura e rabanete. Neste caso, basta você misturar a semente com a borra de café antes de plantar.

3. Borra de café para limpar manchas difíceis:
Sabe aquela panela que você já tentou de tudo, mas não conseguiu limpar? Pegue-a e faça um teste: misture a borra de café com um pouco de água e em seguida esfregue com uma escova firme. Em instantes a mancha se dissolve graças ao caráter abrasivo e à acidez da borra. Importante: certifique-se de que os objetos que você vai limpar são mesmo resistentes a manchas, pois há o perigo de tingir, conforme a próxima dica.

4. Borra de café como corante:
Pode parecer estranho, mas a borra do café pode ser utilizada para tingir objetos, como tecidos e mobílias. Fazer o corante é bem simples: coloque a borra de café em um filtro ou naylon e deixe-a mergulhada em duas xícaras de água quente por um período de 5 a 10 minutos (depende da intensidade da cor que você deseja). Quanto maior for o objeto, mais borra e água serão necessários.

5. Borra de café para afastar cheiros ruins:
Outra utilidade da borra de café é “sugar” cheiros ruins, ou seja, ela também atua como um desodorizante. A solução é a seguinte: pegue a borra já seca e coloque dentro de uma meia-calça velha. Em seguida, amarre e feche a meia. Pronto, agora é só colocar em algum cantinho que você precise refrescar, como armários e até no congelador. Pode ficar tranquilo que ela vai apenas puxar o cheiro desagradável, sem colocar o cheirinho de café e ficar te provocando, dando aquela vontade de beber um cafezinho toda vez que você abrir o guarda-roupa. A ação deste desodorizante pode durar algumas semanas ou chegar a um mês. Em seguida, renove-o.

Aproveite e espalhe essas ideias para os seus amigos. E se você usa a borra de café para algo diferente do que falamos, conte pra gente nos comentários 😉

Café Meridiano, um jeito café de aproveitar o café ao máximo.

9 Comments
maria 27/03/2015 em 1:36

Eu jogo a sobra dos cafés coados nos vasos e pias dos banheiros para tirar algum cheiro de esgoto se por ventura insistir em subir pelos canos. É tiro e queda.

Café Meridiano 27/03/2015 em 11:25

Que ótima dica Maria!
Realmente a borra de café é ótima para eliminar odores indesejados de ralos e de geladeiras. Além disso, ela tem várias outras utilidades que vão desde virar biocombustível até obra de arte.
Fique ligada nas informações do Facebook do Café Meridiano para outras dicas como esta. Acesse http://www.facebook.com/CafeMeridiano e confira 😉

https://www.meridiano.com.br/blog
sandra anacleto 26/03/2015 em 22:04

as borras de café pode estar adoçadas faz o mesmo efeito.

Café Meridiano 27/03/2015 em 11:23

Sim Sandra, tem o mesmo efeito. O que faz afasta os odores é o aroma do café presente na borra, não importando estar adoçado ou não.
Já deu uma olhada no nosso Facebook hoje? Acesse http://www.facebook.com/CafeMeridiano e confira mais dicas, receitas e curiosidades do mundo do café 😉

https://www.meridiano.com.br/blog
macy's office furniture 26/12/2013 em 13:44

I like this website it’s a master piece! Glad I detected this on google.

http://foam1avenue.xomba.com/

[…] vimos que o café pode ter o seu lado sustentável e ter diversas utilidades, desde servir como adubo até afastar cheiros […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2012/05/nao-jogue-nada-fora-2/
Helga Andrade 11/09/2011 em 12:15

Adorei a dicas sobre o aproveitamento da borra do café! Tomei a liberdade de compartilhar!

http://www.clubebaristamg.blogspot.com

Abraços e parabéns!

http://www.clubebaristamg.blogspot.com
Elton 05/07/2011 em 22:31

Gostaria de saber a respeito de máquinas para café expresso, mais direcionado aos aspectos econômicos e financeiros, tipo: quanto custa um café expresso em uma determinada máquina para a cafeteria? E outros aspectos.
gradeço atenção
Elton S. Moraes

Café Meridiano 07/07/2011 em 9:37

Olá Elton,
Em média, 1kg de Café Meridiano Espresso em grão rende de 100 a 125 doses. A partir daí você obtém o valor da bebida em cada xícara ;D
Envie-nos seu telefone para conhecer melhor sua necessidade e apresentar nossos esclarecimentos. Nosso e-mail: [email protected].
Abraços,
Café Meridiano.

https://www.meridiano.com.br/blog

Comments are closed.