Dicas

Café: paixão nacional já pesa quase 5 quilos!

Café: paixão nacional já pesa quase 5 quilos!

O Café Meridiano tem o prazer de divulgar uma notícia que nem é tão novidade assim: os brasileiros estão mais cafeínados! Isso mesmo, segundo informações da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o consumo per capita de café torrado no país atingiu a marca histórica de 4,81 kg por habitante, o equivalente a 81 litros de café (!!!), no ano de 2010. O recorde anterior era de 4,72 kg e foi registrado há 45 anos!

Desta forma, o consumo brasileiro se aproxima ao da Alemanha, que é de 5,86 kg por habitante/ano e já supera os índices da Itália e França, outros grandes consumidores de café. Os campeões de consumo, entretanto, ainda são os países nórdicos – Finlândia, Noruega, Dinamarca – com um volume próximo dos 13 kg por pessoa/ano.

A ABIC atribui este recorde à melhoria de qualidade dos cafés no país, incentivo que acontece através dos programas que prezam pela pureza da bebida, como é o caso do Selo de Pureza, e do Programa de Qualidade do Café (PQC). O Programa aposta no esforço para desenvolver melhores características sensoriais – como bebida, tipo de café, torração, moagem, sabor, corpo e aroma – nas categorias tradicional, superior e gourmet. É uma forma de ajudar o consumidor a distinguir as características e reconhecer as suas preferências no produto que compra.

O Meridiano também tem vários motivos para comemorar. Notamos que o gosto dos consumidores têm se manifestado nas diversas cafeterias que têm surgido, lanchonetes que passam a dedicar uma atenção especial à bebida e na hora do café no trabalho ou mesmo em casa. O que se vê é que as pessoas não se importam em desembolsar um pouco mais por um café melhor e retribuem à qualidade com mais consumo. O Meridiano sempre apostou nesse esforço pela melhoria constante da qualidade do café e, por isso, se sente parte dessa conquista. Porém, claro, não podemos (e nem vamos) nos acomodar.

Com o aumento no consumo da bebida, o Brasil, que hoje é o maior produtor e exportador de café do mundo, encaminha para ser também o maior mercado consumidor entre as nações. No que depender da qualidade dos nossos cafés e dos nossos empolgados consumidores, não temos dúvidas de que logo logo nosso país será campeão também nisso.

Café Meridiano, um jeito café de ser qualidade.