Dicas

Dicas fáceis para apreciar um bom café sem se queimar

Tomar café é mais do que simplesmente colocá-lo na xícara e beber. É um momento de uma pausa rápida no trabalho ou um motivo para uma conversa amiga. Um jeito de renovar as energias ou simplesmente reforçar ainda mais o pique. Mas às vezes o gosto do café não sai muito legal ou a língua dá aquela queimadinha, e então o dia fica até meio amargo.

Hoje vamos destacar 3 dicas fáceis para você aplicar no dia-dia, e, assim, contribuir para que o seu jeito de tomar café seja realizado sem perdas no sabor ou pequenos riscos.

– Ao contrário do que se pensa, a água para fazer o café não precisa (e nem deve) ferver. Isso se explica por 3 motivos: (a) risco de ‘queimar’ o pó ; (b) a fervura altera o ph e acidez da água, logo, o sabor do café; e (c) claro, o risco de queimar a língua (a temperatura ideal para a preparação deve ser em torno de 95ºC, em início de ebulição).

– A temperatura ideal para consumo é em torno de 65ºC, acima disso, além do risco de queimar a língua, o paladar humano têm dificuldades em distinguir sabores em temperaturas maiores;

– Por outro lado, para o café não ficar frio, recomendamos escaldar as xícaras e a garrafa térmica – quando vem ao caso.

Agora que tal aproveitar essas dicas super simples e dar uma pausa para beber aquele cafezinho gostoso? : )