Dicas

Dicas valiosas de como preparar um bom café

Dicas valiosas de como preparar um bom café

Depois de ver o vídeo do Minuto Meridiano explicando como preparar café, você percebeu que fazer um cafezinho não tem muito mistério, né? Pois hoje o Meridiano vai te mostrar algumas dicas que ajudam a melhorar ainda mais esta bebida saborosa! São dicas simples de serem colocadas em prática, mas que vão fazer uma boa diferença no sabor da bebida. Vamos conferir?

Antes de fazer o café, recomendamos escaldar (lavar ou mergulhar em água bem quente) a garrafa térmica e as xícaras que serão utilizadas, isto ajuda a manter a bebida quente por mais tempo. Além disso, fique atento à dosagem, não adivinhe. Não sabe a medida certa? Utilize como parâmetro a seguinte medida: 3 a 4 colheres de sopa (50g) de Café Meridiano para 1 litro de água. A partir desta medida, acrescente ou diminua a quantidade de pó de café de acordo com o seu gosto.

Outra dica importante diz respeito à água: sempre prefira água mineral ou filtrada. Também é fundamental que você escolha e cuide bem de cada utensílio utilizado, eles devem ser bem limpos e exclusivos para o manejo do café.

Depois de tomar esses cuidados antes da preparação, vamos começar a fazer o café em si. Primeiro, faça somente a quantidade de bebida que vai ser consumida em até 2 horas. Depois deste tempo ela começa a perder as suas características. Café fresquinho tem mesmo outro sabor – e você já deve ter comprovado isso na prática, né?

Quem quer diminuir o amargor do café deve desconsiderar a parte final do extrato, pois ela tem mais cafeína. Quanto maior o tempo de contato do pó com a água maior a extração de cafeína e maior será o gosto amargo.

O café sobrou? Faça cubos de gelo e use posteriormente em uma bebida gelada ou nestas receitas do Meridiano que têm gelo de café dentre os ingredientes. Essa dica só vale para quem faz café sem açúcar, claro!

Importante: nunca reutilize a borra de café (aquele pó que fica após a passagem de água). Ela prejudica o sabor, aroma e sua saúde. Nem por isso você precisa jogá-la fora, você pode utilizar a borra para combater a dengue: basta seguir as instruções do post Você sabia: borra de café ajuda no combate a dengue.

Após fazer o seu cafezinho, guarde o pó de café em recipiente exclusivo com tampa e mantenha-o na geladeira, desta forma você contribui para que o pó fique menos exposto à oxidação e umidade, os inimigos da boa conservação do café.

Com estas dicas não tem como o seu próximo café ficar ruim, né? Tem mais dicas legais no site do Meridiano, você já viu? Confira!

Tem alguma dica diferente? Fala aí! 🙂

Café Meridiano, um jeito café de levar a vida.

1 Comment
luiza 19/10/2010 em 18:57

huuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!

Que delícia esse cafézinho é realmente bommmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!

sabe porque? eu te digo: é do meridiano se você nunca tomou faz favor e tome logo!

depois que você tomar não vai querer mais largar! Vai ficar tomando-o 24 horas!!!!!!!!!!!

https://www.meridiano.com.br/blog

Comments are closed.