Dicas

Especial Máquina de Café [3/3] – Respostas e dicas para fazer um bom café espresso

Especial Máquina de Café [3/3] – Respostas e dicas para fazer um bom café espresso

Depois de ler um texto explicando o que você precisa saber antes de comprar uma máquina de café e outro sobre como escolher uma máquina de café, agora vamos ao recheio sabor Meridiano: respostas a dúvidas e dicas de como preparar um bom café espresso. As informações foram passadas pela barista do Meridiano Simone Bolssoni Alves, especializada em café espresso há 4 anos e meio, certificada pela Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB).

Primeiro, vamos às dúvidas. Separamos algumas, mas se você tiver outras dúvidas, deixe um comentário que nós respondemos.

– A máquina de café influencia na qualidade do café espresso?

Sim, a máquina influencia se a regulagem não estiver de acordo com as características do café. Ou também se não for uma máquina de boa qualidade.

– O meu espresso sai aguado e sem creme. Por que isso ocorre?

Há várias possíveis causas para que isso ocorra, as mais comuns são: café velho, café deixado dentro de uma embalagem que não foi fechada corretamente, regulagem da dosagem de pó, moagem grossa, e temperatura da água fria. Verifique se uma destas situações ocorre com você.

– Ao comprar uma máquina de café, preciso comprar um moinho também?

Depende da máquina. Geralmente as máquinas automáticas já vêm com o moinho acoplado ao equipamento. Já nas máquinas de café profissionais o moinho costuma estar incluso no preço, se isso não ocorrer você deve sim comprar um moinho.

– Meu espresso está saindo muito amargo e muito escuro, se comparado ao que eu bebo na cafeteria. Por quê?

Há algumas possíveis razões para isso estar acontecendo:

  1. Verifique se o café que você está utilizando é o café apropriado
  2. Confira se tem excesso de pó ou se a moagem está muito fina
  3. Se você utiliza uma máquina profissional, pode ser que a compactação esteja muito forte
  4. Outra possibilidade é a temperatura da água que pode estar muito alta.

– Onde posso comprar minha máquina de café?

Se informe bem antes de comprar e não se arrisque em sites de vendas que não são especializados. Evite também comprar máquinas que você não conheça a marca. No Café Meridiano tem uma equipe especializada para atender e esclarecer suas dúvidas e te orientar na compra, entre em contato conosco. Além disso, separamos máquinas com uma boa relação custo-benefício para você na loja online do Café Meridiano.

 

Simone separou dicas especiais pra vocês que acompanham o blog, confira:

– Coloque uma lasquinha de gengibre na xícara e sirva o espresso por cima, fica muito aromático e saboroso.

– Experimente também um cravinho da índia com pó de canela no espresso, fica um mistura bem quente para nosso inverno e bastante saborosa. Você pode também enfeitar o seu espresso com estes ingredientes.

– Para os adolescentes vai uma dica deliciosa: coloque uma colher de leite condensado no fundo da xícara e o espresso por cima fica divino. Também pode ser feito com doce de leite. Prove, você vai adorar.

– Para os amantes de chocolate vai uma bela dica: café espresso com uma moeda de chocolate ou um pedacinho de uma barrinha, pode  espalhar creme de avelã na xícara, taça ou caneca e colocar o espresso.

– Para os apreciadores de bebidas exóticas a dica é utilizar o cardamomo, uma especiaria árabe que você encontra em grandes supermercados. Coloque entre três a quatro sementinhas na xícara e coloque o café espresso em seguida. Deixe alguns segundinhos e está pronto para beber. Você pode deixar as sementes na xícaras e até engolir, mas como elas têm um sabor bem acentuado, o café pode perder um pouco o gosto.

– Para quem quer um café gelado pode ser feito da seguinte forma: uma dose de espresso, batido com duas a três pedras de gelo e duas colheres de creme de leite, de preferência fresco. Pode ser batido na coqueteleira ou no liquidificador.

– Ainda para quem gosta de café gelado, colocar uma bola de sorvete no meio do café também fica muito bom.

Atenção: essas dicas podem ser feitas no café espresso de cafeteiras automáticas, profissionais e italianas. Além disso, você pode aproveitar também no café coado, mas neste caso ele precisa ser feito bem forte.

Hummmm, depois de tanto ler sobre café espresso dá aquela vontade de beber um, né? Corre lá, mas não se esqueça que se surgir alguma dúvida ou curiosidade, você pode contar com o Meridiano 😉

Café Meridiano, um jeito café de levar informação.

1 Comment

[…] Máquina de Café [1/3] – O que você precisa saber antes de comprar uma máquina de café Especial Máquina de Café [3/3] – Respostas e dicas para fazer um bom café espresso […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2011/03/especial-maquina-de-cafe-23-como-escolher-uma-maquina-de-cafe/

Comments are closed.