Dicas

3 tipos curiosos de grãos de café – Acaiá, Catuaí e Kona

3 tipos curiosos de grãos de café – Acaiá, Catuaí e Kona

Para quem ama café, qualquer curiosidade sobre a bebida mais apreciada no mundo todo é muito bem-vinda!

Os grãos de café possuem uma imensa diversidade e, ao longo dos anos, se adaptou a diferentes climas regiões ao redor do mundo. Sabemos também que o café feito com grãos de Arábica possui 50% menos cafeína, mas seu sabor costuma ser especial e ele é ideal para a produção das bebidas gourmet. Dentro desta categoria existem vários tipos de grãos, entre eles o Acaiá, Catuaó e Kona. Nomes curiosos cheios de cultura e sabores diferenciados.

Café Acaiá

Os grãos de acaiá são recomendados para quem prefere um café suave, com notas aromáticas que lembram frutas. O café de acaiá apresenta sabor achocolatado e acidez média.

Café Catuaí

Para garantir a boa qualidade desta variedade de Arábica, o ideal é que seja plantada a pelo menos 1.000 metros de altitude. Este é um tipo de grão amplamente cultivado no Brasil. O café Catuaí apresenta acidez moderada e dispensa a adição de açúcar.

Café Kona

Esta variedade é cultivada no Havaí, no distrito de Kona. O clima e o solo da região são ideais para as plantações de Arábica, especialmente as áreas próximas aos vulcões Mauna Loa e Hualalai. A bebida feita com grãos de Kona é muito apreciada por quem gosta de cafés gourmet. Há quem considere este o melhor café do mundo.

Com toda sua variedade, o café conquista cada vez mais espaço no coração de milhões de pessoas por todo mundo. E você? Também faz parte desta vasta comunidade mundial de Coffee Lovers? 😉