Dicas

Qual a máquina de café ideal?

Qual a máquina de café ideal?

Antes de mais nada é preciso entender que as máquinas de café espresso se diferenciam dos métodos filtrados basicamente pela pressão da água que passa pelo pó de café durante a filtragem.

Para obter essa característica é necessário recorrer às tecnologias de equipamentos que vieram agregar praticidade, desempenho e sabores exclusivos do café espresso.

Cápsulas

Esclarecido isso, algumas dúvidas permanecem: máquina de cápsula, automática, superautomática ou profissional (de grupo)? Se todas preparam café espresso, como escolher uma, então? Apresentamos algumas dicas para ajudar na sua decisão.

As máquinas de cápsulas fazem parte do segmento que mais cresce no mundo do café: as monodoses. Apesar do custo por dose mais elevado das cápsulas as máquinas são mais acessíveis e oferecem praticidade e qualidade para locais com volumes de preparo menores, como residências e pequenos escritórios. As máquinas mais comuns são as compatíveis com cápsulas Nespresso – mesmo formato do Meridiano Caps, como a Flexy da SGL.

Máquina Flexy

Automáticas

Para volumes maiores que os indicados para as máquinas de cápsulas o melhor é partir para as máquinas automáticas, que utilizam café em grão para o preparo da bebida, como a Saeco Royal Office.

O custo por dose se torna bem menor que as cápsulas e, como o nome diz, basta abastecê-las com o grão de café e água que, ao apertar do botão, elas fazem todo o trabalho moendo o grão, prensando o pó, realizando a extração conforme a configuração (1 ou 2 xícaras) e descartando a borra em seguida.

Superautomáticas

Se você quer ter os benefícios das máquinas automáticas, mas também a variedade de bebidas, modelos como a Bianchi Gaia são as melhores opções. Com reservatórios dedicados para outras opções além do café em grãos como cappuccinos, chocolate e bebida láctea, essas máquinas preparam bebidas diversas combinando os ingredientes entre si para ampliar as opções e não ficar somente no espresso. São muito utilizadas em empresas médias e grandes, lanchonetes e lojas de conveniência.

Máquina Bianchi Gaia

Profissionais

As máquinas profissionais, também conhecidas como máquinas de grupo, são voltadas para quem potencializa as possibilidades do café. Com esses modelos, como o da marca LaSpaziale, você tem acesso a tecnologia, desempenho, robustez e demais variáveis para explorar com intensidade o mundo do café espresso e o preparo de bebidas a base de café. O investimento acompanha os resultados que elas podem viabilizar, bem como a durabilidade que podem apresentar. É importante também a figura do barista para sua operação, bem como o restante do conjunto, composto por máquina, moinho e o café. Se alguns desses destoam na operação, o resultado é a queda de qualidade da bebida na xícara.Seja qual for sua necessidade o Meridiano apresenta soluções em máquinas de café, produtos, serviços e assistência técnica para te auxiliar. Consulte-nos e conheça mais detalhes sobre cada modelo de máquina e a mais indicada para você ou seus negócios.

Máquina LaSpaziale