Curiosidades

Cafés pelo mundo: a paixão pela bebida na Alemanha

Cafés pelo mundo: a paixão pela bebida na Alemanha

Quando pensamos na Alemanha, a primeira imagem que vem à cabeça é a de alguém com uma caneca enorme de cerveja na mão.

Não dá pra dizer que este estereótipo não corresponda à realidade, mas, na verdade, este é o país do café, chamado por lá de “kaffee”.

Os números revelam o gosto dos alemães pela bebida: o consumo per capita é mais de 150 litros por ano – no Brasil, são cerca de 80 litros pelo mesmo período. Isto significa que cada alemão bebe, em média, 400 ml ou quatro xícaras de café diariamente. Assim, já fica fácil perceber que no país da cerveja, o café é a paixão nacional.

O gosto pelo café na Alemanha, no entanto, difere um pouco do paladar brasileiro, já que é mais suave, ao estilo do café americano. Na verdade, o que faz o café alemão ser diferente é a torra, sempre mais clara, deixando-o mais “fraco”.

A publicitária Edilene Sá manteve a tradição brasileira de tomar o café feito com coador de pano quando se mudou para a Alemanha há dois anos. “Fiz questão de trazer os utensílios que usava no Brasil, mas aqui é muito fácil encontrar de tudo. Há muitas opções de cafés nos supermercados”, disse.

Na Alemanha, Edilene trabalha como assistente de cozinha e, segundo ela, todos os dias a equipe se reúne para tomar um café. “Fazemos isso juntos todas as manhãs”, afirmou.

Nos momentos de folga, o café também está presente. Os alemães gostam da bebida pela manhã acompanhada de frios, salmão defumado, pepinos e cenouras cruas.

À tarde, o consumo é com tortas doces e o tradicional strudel. “No verão, que vai de junho a agosto, todos aproveitam o clima mais ameno para passear e uma das programações favoritas é ir às cafeterias”, finalizou Edilene.