Curiosidades

AFINAL, O QUE TORNA UM CAFÉ ESPECIAL?

AFINAL, O QUE TORNA UM CAFÉ ESPECIAL?

Venha mergulhar em uma saborosa jornada no universo dos cafés especiais

Você sabe o que faz um café receber o título de Especial? Essa história começa desde o plantio, passando pela seleção dos melhores grãos e por suas características organolépticas, como doçura, sabor, acidez e mais um conjunto de outras propriedades.

Para ser considerado Especial, o café deve atingir no mínimo 80 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100, conforme metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), usada em todo planeta. São avaliados atributos como fragrância, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização e harmonia.

Os atributos de qualidade do café passam por uma gama de conceitos ampla, que vão desde a suas características físicas, como origens, variedades, cor, tamanho e também preocupações de ordem ambiental e social, como os sistemas de produção e as condições da mão de obra cafeeira.

Da mesma forma que o vinho, o café também pode ser apreciado de acordo com suas características sensoriais. A fragrância, doçura, sabor e outros atributos selecionados definem uma bebida diferenciada e garantem uma experiência superior.

O universo dos cafés especiais é cheio de saborosas histórias. Do grão à xícara há um processo recheado de atenção e cuidados para garantir lotes sem defeitos e com características sensoriais que façam valer esse título. Tudo para oferecer a melhor bebida ao consumidor.

Que tal mergulhar também nessa deliciosa experiência? Conheça a linha de Cafés Especiais Meridiano e vamos juntos nessa saborosa jornada.