Dicas

Querida, virei barista!

Querida, virei barista!

Saudades de tomar aquela xícara de café especial feito nas cafeterias, não é? A gente entende.

Mas não é porque o distanciamento social tá aí que vamos ficar sem aquele sabor diferenciado. Nessa pandemia muita gente se reinventou e foi para cozinha, realizando preparos de deixar alguns baristas com água na boca.

Não tem mistério. Com alguns utensílios e métodos de preparo é possível aprender a fazer um café de qualidade em casa, extraindo o melhor dos grãos, e deixar aflorar, pelo menos durante a quarentena, o barista que existe em você. Vamos conferir?

Café especial

Tudo começa com um bom café, de preferência ainda em grãos prontos para moer. O Meridiano Moa e Fecha existe para isso mesmo. Nada melhor que o aroma e frescor do café moído na hora para deixar aquele sabor marcante. Usar água filtrada ou mineral e fazer a hidratação com um pouco de água quente no pó do filtro antes de fazer a infusão garantem ainda uma extração à prova de erros.

Métodos de preparo

Cada método de preparo representa uma experiência particular, de acordo com as expectativas de aroma e sabor que se tenha. O uso de coador, com seus diversos filtros, prensa francesa, aeropress e cafeteira italiana são os mais conhecidos.

Os filtros de papel são perfeitos para quem espera um café mais suave e translúcido. Vai bem com pó de moagem média e se adaptam a diversos tipos de coadores, desde os tradicionais, passando pela charmosa Chemex, que é uma garrafa de vidro em formato de ampulheta, até o modelo Clever, que possui uma válvula que segura o café em infusão pelo tempo desejado, levando a uma bebida mais intensa.

Se a opção for utilizar filtros de metal, a prensa francesa garante um café licoroso, com residual intenso e sabor marcante. Isso porque a bebida é extraída sob pressão, por meio de um êmbolo de trama de metal que, pressionado contra o líquido, empurra o pó para o fundo do recipiente, separando as partículas. Já o aeropress garante a textura de um café coado, com aromas e sabores intensos, graças a extração manual sob pressão.

Agora, se você busca praticidade com sabores complexos, a cafeteira italiana é ideal. Não é preciso filtro de papel. A água é colocada em compartimento que fica na base e, no centro a ampulheta, entra o pó de café de granulação média-grossa. Depois é só levar ao fogo. A água evapora, passando pelo filtro de metal onde está o pó, fornecendo uma bebida intensa, encorpada, próxima ao espresso.

E então? Preparado para tirar seu diploma de barista caseiro? No Meridiano Shop você vai encontrar tudo o que precisa, do café aos utensílios ideais para garantir o melhor sabor em sua casa. Se quiser fazer uma imersão no universo do café e investir na carreira de barista, fique atento porque em breve retornaremos com nossa agenda de cursos para você profissionalizar essa paixão. Pintando qualquer dúvida, pode contar com a gente!