Curiosidades Dicas

Válvula Aromática: porque você não deve apertá-la.

Válvula Aromática: porque você não deve apertá-la.

Ah, o cheirinho de café torrado! Quem resiste ao aroma fresquinho quando o pacote é aberto, não é mesmo?

Mas você já se perguntou por que o café cheira tão fresco mesmo passado algum tempo da fabricação? Após a torra, o café inicia uma corrida contra o tempo, pois exposto ao ar ele oxida e sofre rapidamente a degradação de aroma e qualidade. Por isso, ele deve ser protegido contra a exposição ao oxigênio, umidade, luz e perda de aroma. O fluxograma de fabricação e a embalagem possuem papeis fundamentais nessa proteção.


A embalagem precisa ter uma estrutura específica para manter as características preservadas, com barreiras de proteção para luz, umidade e entrada de ar, mas, por outro lado, os cafés recém torrados continuam a emitir gases provenientes da torra que podem fazer a embalagem explodir quando bem selada. Então, como resolver esse problema de deixar o excesso de pressão dos gases sair de dentro da embalagem sem deixar entrar mais ar e prejudicar a qualidade? A resposta está na válvula aromática, também chamada de válvula unidirecional de alívio de pressão ou válvula desgaseificadora.

A válvula aromática permite que os gases escapem, mas impede a entrada de oxigênio. Assim, ela cumpre o papel de preservar e alongar, em conjunto com a embalagem e o processo produtivo, a qualidade e frescor do café. Em paralelo, a válvula ainda funciona como uma ‘degustação’ para sentir o aroma do café ainda com a embalagem fechada, mas pressionar o pacote para ficar sentindo o delicioso cheirinho pela válvula não é muito indicado por acelerar a desgaseificação, apesar de ser irresistível.

E em casa, qual a melhor maneira de guardar o café?
Assim que a embalagem é aberta, a corrida contra o tempo volta a acontecer e o café vai perdendo suas características. Para minimizar esse efeito, é recomendado manter o produto dentro da embalagem – até mesmo para consultar informações do lote por exemplo – e a embalagem dentro de um pote escuro, hermeticamente fechado e ao abrigo da luz.

Na próxima vez que encontrar a válvula aromática nas embalagens do Café Meridiano lembre-se da sua importância no conjunto para preservar os sabores e aromas por mais tempo e se desafie a não apertar o pacote para sentir o cheirinho.