Receitas

Natal ainda mais especial: faça Panetone de café

Natal ainda mais especial: faça Panetone de café

O Natal tá chegando e, com ele, as comidas tradicionais dessa época do ano. E, como receita com café é sempre um sucesso, hoje vamos ensinar uma receita de panetone caseiro que é sensacional.

Ingredientes da massa:
– 1 envelope de fermento biológico seco (10g)
– ½ xícara de chá de açúcar
– ½ xícara de chá de café Meridiano Extra Forte coado e ainda morno
– 3 xícaras e meia de chá de farinha de trigo
– 4 colheres de sopa de margarina
– 2 ovos
– 1 colher de chá de sal
– ½ xícara de chá de chocolate em pó
– ½ xícara de chá de damasco seco picado
– ½ xícara de chá de nozes picadas
– ½ xícara de chá de cerejas ao marasquino picada

Até aqui tudo certo? Agora vamos para os ingredientes da cobertura desse panetone!

Ingredientes da cobertura:
– 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
– 2 colheres de sopa de café Meridiano Solúvel já frio
– 2 damascos picados
– 3 colheres de sopa de nozes trituradas
– Cerejas picadasPara untar: margarina


Já tá dando água na boca, né? A gente sabe. Sobremesas com café são sempre uma ótima pedida. Então agora vamos mostrar como preparar esse panetone:

Modo de preparo da massa:
Em uma tigela grande, coloque o fermento, junte metade do açúcar, o café pronto e meia xícara de chá de farinha. Misture, cubra e deixe crescer por 15 minutos. Acrescente a margarina, o restante do açúcar, os ovos, o sal e misture com uma colher até ficar pastoso. Adicione, aos poucos, o restante da farinha, o chocolate em pó e amasse até soltar das mãos. Coloque a massa em uma superfície lisa e sove até ficar lisa. Junte os damascos, as nozes e as cerejas. Amasse delicadamente até que as frutas fiquem bem distribuídas pela massa. Cubra e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de volume. Unte duas formas de pão média. Reserve. Divida a massa em duas partes iguais e coloque nas fôrmas. Cubra e deixe descansar por mais 40 minutos ou até dobrar de volume. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Leve para assar por 40 minutos ou até dourar a superfície. Retire os pães e espere esfriar.

Curtiu? Essa e outras várias receita natalinas com café você encontra no nosso e-book “7 receitas para você aproveitar o natal com muito mais sabor.” Além disso, para acompanhar mais conteúdos exclusivos sobre café, nos siga no Instagram e também no Facebook. Até a próxima!