Dicas

A Turquia e seu café!

A Turquia e seu café!

Itália, Suíça, Finlândia e a nossa viagem cafeinada continua! Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a Turquia e seus hábitos/costumes em relação ao café.

Você já conhece o café turco? Preparado numa espécie de panela pequena com um cabo longo, o ibrik, pó mais fino do que o que estamos acostumados, é diluído na água fervente e não é filtrado. Na xícara, o resultado é um café encorpado. E, para não deixar as tradições de lado, ao final, alguns especialistas lêem o futuro na borra de café. Esta arte, da qual já falamos por aqui, é conhecida como cafeomancia e consiste na interpretação das formas e desenhos que surgem no fundo da xícara de café. 

Em Istambul, existem inúmeras cafeterias espalhadas e, em algumas, é possível assistir a uma apresentação de Dervixe, espécie de dança e meditação, enquanto se toma um café.

Ficou com vontade de conhecer a Turquia e apreciar um cafezinho?

Para saber mais, acompanhe a nossa hashtag #CaféNoMundo ou fique de olho no nosso Facebook.

Fonte: Revista Espresso

Café Meridiano, um jeito café de conhecer Istambul.

4 Comments

[…] alguns métodos, como o café turco, no qual, por tradição, ferve-se o pó com a água. Porém, em temperaturas mais altas, a água […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2014/10/dicas-preparo-e-curiosidades/
Eduardo 03/09/2013 em 12:06

Esta panela é chamada de cezve na Turquia.

Café Meridiano 15/05/2013 em 15:04

Olá, Igor!
O post sobre as curiosidades do café na Turquia foi inspirado na reportagem da Revista Espresso intitulada “Os sabores de Istambul”, onde é citado: “…ao lado da Mesquita Azul, é possível assistir a uma apresentação de Dervixe, espécie de dança e meditação, enquanto se toma um café ou chá servidos nos copinhos de vidros tradicionais”.
Em outra fonte pesquisada constatamos que a nomenclatura está ligada à “dança rodopiante dos Dervixes” – http://migre.me/eyLsc.

Já o Sufismo é conhecido como a corrente mística e contemplativa do Islão. Os praticantes do sufismo, conhecidos como sufis ou sufistas, procuram desenvolver uma relação íntima, direta e contínua com Deus, utilizando-se, dentre outras técnicas, da prática de cânticos, música e dança. (Fonte: Wikipedia)

Agradecemos o seu contato, ressaltando que estamos sempre em busca de aprimorar o nosso conteúdo e abertos à qualquer tipo de questionamento/dúvida.

Abraços.
Café Meridiano

https://www.meridiano.com.br/blog
Igor Vinicius Foggiatto 14/05/2013 em 19:09

Dervixe é uma ordem islamica. A apresentação é de Sufi (Sufismo).

Comments are closed.