Dicas

Café coado x Café espresso

Café coado x Café espresso

O livro História do Café, de Ana Luiza Martins, explica que a popularização da bebida se deu pelo velho coador de pano, forma que os europeus, anos atrás, preparavam o cafezinho nas cafeterias das grandes cidades. E, desta mesma forma, de 1727 até a segunda metade do século 20, era assim que a bebida era feita – na maior parte das vezes – no Brasil.

As máquinas de café espresso só foram criadas no início do século 19 e ganharam fôlego comercial apenas no começo do século 20. No Brasil, elas deram as caras a partir dos anos 50 em cafés luxuosos das cidades e dominaram o consumo nos centros urbanos do homem moderno, que era regido pelo trabalho na indústria e pelo tempo marcado pelo relógio.

Por muito tempo, coado e espresso conviveram nas cafeterias, mas a partir dos anos 80, a moda do café espresso pegou de vez e o cafezinho feito no coador perdeu espaço nos restaurantes e diversos outros estabelecimentos. E, com a queda dos preços das máquinas, ele também foi perdendo espaço nas residências.

Porém, como já ressaltamos aqui, este hábito tem sofrido alterações ao longo do tempo, já que a preferência nacional atualmente é o café coado. Para a historiadora, a volta do coador tem pelo menos duas explicações: a primeira é comportamental e nostálgica; e a segunda é comercial, devido ao fortalecimento do mercado interno e demanda por bons grãos.

Desde que bons cafés deixaram de ser apenas produzidos para exportação, os brasileiros passaram a apreciar melhor o café e, paradoxalmente, os métodos que concentram sabores – como o espresso – não são os melhores para perceber a qualidade da bebida. É como se as partículas brigassem para chegar ao nariz e à língua. No café coado não há tanto congestionamento e as partículas ficam mais ágeis e melhores para serem degustadas.

Agora queremos saber, como você prefere o seu café: coado ou espresso?

Fonte: Estadão

Café Meridiano, um jeito café de aprender cada dia mais sobre o preparo do cafezinho.

4 Comments

[…] disputa de preferência entre café coado e espresso já foi uma vez discutida aqui. E, como vimos, o tradicional café coado é a escolha de muitos […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2013/06/os-segredos-do-cafe-coado/
Café Meridiano 29/10/2012 em 13:52

Olá, Ivantuil!

O Curso de Barista oferecido pelo Café Meridiano é ministrado apenas em Vitória/ES. O próximo será, provavelmente, no primeiro semestre de 2013.

Se tiver interesse de conhecer a bela ilha de Vitória e ainda aprender um pouco mais sobre café, envie seus dados (email, nome completo e telefone) para [email protected] para que possamos informar a data certa do próximo curso.

Agradecemos o contato.

Abraços!
Café Meridiano

https://www.meridiano.com.br/blog
Ivantuil 26/10/2012 em 1:22

oi pessoal do meridiano meu nome e Ivantuil,tenho 27 anos e a uns dois anos comecei a apreciar esta maravilhosa bebida,e tenho procurado saber e conhecer mais sobre o cafe.gostaria de saber se voces dao cursos so em santa catarina ou em outros estados e cidades tambem,pois sou de santa barbara d oeste-sp.ou qual e a sugetao que voces podem me dar ja que quero me tornar um especialista neste assunto.desde ja meus agradecimentos.ate logo.

Comments are closed.