Dicas

Café é tão hidratante quanto a água?

Café é tão hidratante quanto a água?

Será que o café possui propriedades hidratantes? De acordo com pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, sim! Um artigo publicado no Daily Mail diz que ingerir algumas xícaras de café por dia pode ser tão hidratante quanto a água.

A pesquisa envolveu 50 homens saudáveis e, durante o período de análise, foi solicitado que eles tomassem quatro copos de café ou água durante três dias e depois mudassem a bebida ingerida, na mesma proporção. Todos os participantes seguiram a mesma dieta e não praticaram exercícios físicos e nem ingeriram bebidas alcoólicas. 

Testes de amostras de sangue e urina mostraram que os homens se mantiveram bem hidratados tanto quando bebiam café quanto quando ingeriam água.

A autoridade Europeia de Segurança Alimentar recomenda às mulheres a ingestão de cerca de 2,8 litros de líquido por dia, e para os homens 3,5 litros. Alguns especialistas dizem que o café não deve ser incluído nessa conta, enquanto outros aconselham que cada xícara de café ou chá pode ser somada à quantidade necessária de ingestão de líquido.

Os pesquisadores do estudo citado acima fazem parte do segundo grupo e afirmaram que é uma crença comum achar que o consumo de café pode levar à desidratação. Para eles, duas xícaras de cafezinho pela manhã não fazem mal, tampouco são mais diuréticas do que tomar água pura.

Fontes: Peabirus e Portal Terra

Café Meridiano, um jeito café de hidratar.