Dicas

Café faz bem ou mal à saúde?

Café faz bem ou mal à saúde?

O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Seja puro, com leite, adoçado ou amargo, é difícil resistir a um cafezinho. E, além de irresistível e saboroso, a bebida também é controversa: afinal, ela faz bem ou mal à saúde?

Para acabar de vez com as dúvidas, reunimos alguns mitos e verdades sobre o consumo de café e seus efeitos no organismo – publicados pelo portal UOL – que você confere logo abaixo:

Algumas pessoas devem evitar o consumo de café: VERDADE!

Algumas pessoas possuem sensibilidade à cafeína – eliminam a substância do corpo de forma mais lenta como gestantes, mulheres na menopausa, pessoas com problema de má digestão, de insônia ou idosos. 

Lembrando que alguns estudos mostraram que um consumo total de cafeína por dia inferior a 300 mg não apresenta riscos à saúde.

Crianças não podem tomar café: MITO!

A ingestão de cafeína não apresenta riscos à saúde das crianças. Mas, é importante lembrar que sua ingestão (do café e dos demais alimentos que contenham a substância) deve ser moderada, não sendo recomendado um consumo maior do que 2,5 mg de cafeína por quilo de peso por dia. Exemplo: se uma pessoa pesa 60 kg, o máximo de cafeína que deve consumir é 150 mg = duas ou três xícaras de café coado.

Cafeína deixa mais atento: VERDADE!

Uma simples xícara de café forte – tomada em jejum – pode produzir em pouco tempo um aumento da acuidade mental e sensorial, além de elevar o nível de energia, tornando a pessoa mais alerta e proporcionando bem-estar.

Café ajuda a emagrecer: VERDADE!

Por conter cafeína, o café atua aumentando o metabolismo do corpo, auxiliando na queima de calorias. Mas, é sempre bom ressaltar que a melhor conduta para se perder peso é manter uma prática de atividades físicas frequente e uma dieta balanceada.

Não há limite de quantidade para tomar café: MITO!

Para desfrutar do café sem ter complicações, o recomendado é não ultrapassar o limite de 150 ml a 200 ml de café/dia – o equivalente a três ou quatro xícaras pequenas – distribuídos em três porções: pela manhã e as demais do início até o final da tarde.

Café ajuda a aliviar a dor de cabeça: VERDADE!

Uma xícara de café forte pode contribuir para o alívio da enxaqueca, quando ingerida nos primeiros momentos da dor.

Café beneficia as atividades físicas: VERDADE!

A cafeína aumenta o estado de vigília, diminui a sonolência, alivia a fadiga, aumenta a respiração e a frequência cardíaca, assim como o metabolismo e a diurese, podendo melhorar a prática de atividade física.

Café não deve ser tomado junto de medicamentos: VERDADE!

Certos medicamentos, como antidepressivos, remédios para a osteoporose e controle da tireoide, podem ter seu efeito alterado pelo consumo excessivo de café. Na dúvida, consulte sempre o seu médico.

Café ajuda a prevenir doenças cardíacas: VERDADE!

Estudo realizado por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel, nos Estados Unidos, demonstrou que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui em até 11% as chances de uma pessoa desenvolver insuficiência cardíaca.

Fonte: UOL Notícias

Café Meridiano, um jeito café de fazer bem à saúde.