Dicas

Café, história e literatura!

Café, história e literatura!

Hoje no blog vamos falar de história do Brasil, princesas, literatura e café!

O escritor e ilustrador paulista Fábio Yabu, autor da série Princesas do Mar, escreveu um livro dedicado à história – praticamente esquecida – da princesa Isabel, que foi uma figura importante para o país. Porém, poucos têm conhecimento sobre quem ela realmente foi e como viveu, salvo a assinatura da Lei Áurea.

‘A Última Princesa’, apesar do título, não tem nenhuma relação com a série. Neste, Fábio aborda fatos reais referentes à vida da princesa e de alguns importantes personagens que fizeram parte de sua história.

Durante a pesquisa que fez para escrever o livro, foram descobertas coisas fantásticas sobre sua vida, principalmente do período em que ela viveu na França. No vídeo abaixo o escritor fala um pouco sobre este processo e da experiência que foi escrever tal obra.

Um dos fatos curiosos e que ele não imaginava existir diz respeito ao encontro da princesa com o inventor Alberto Santos Dumont, em 1901, e do convívio e amizade dos dois.

E, no meio dos fatos e personagens, podemos encontrar o nosso café!

Como toda boa história de princesa, existem vilões, mocinhos e fadas madrinhas. Neste caso, a condessa de Barral, segundo Fábio, pode ser considerada a fada madrinha em questão. Já os plantadores de café eram considerados os vilões, por não serem a favor da abolição da escravatura, que foi outorgada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea.

Também podemos observar no vídeo (3’02), em uma das ilustrações apresentadas que mostra dois personagens sentados à mesa, que o cafezinho está presente. 😉

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o livro, que já está à venda, pode dar uma conferia no Book Trailer e viajar um pouco na história e nas imagens.

É o cafezinho mostrando que, além da literatura, também tem seu espaço na história do Brasil – e também na vida das princesas!

Café Meridiano, um jeito café de conhecer a história.