Dicas

Café pode ser bom para o fígado

Café pode ser bom para o fígado

Um estudo publicado na revista Hepatology mostrou que beber café, independente do teor de cafeína, pode estar associado a baixos níveis de enzimas anormais do fígado.

Pesquisadores deste estudo utilizaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos (NHANES, 1999 – 2010). No total, foram incluídos cerca de 27 mil participantes, de 20 anos de idade ou mais, que forneceram informações sobre o seu consumo de café em um período de 24 horas. Além disso, os investigadores mediram os níveis sanguíneos de diversos marcadores da função hepática para determinar a integridade do referido corpo, como aminotransferase (AST), fosfatase alcalina (ALP) e transaminase de gama-glutamil transferase (GGT). 

Os resultados mostraram que os participantes que relataram beber três ou mais xícaras de café por dia tinham níveis mais baixos dessas enzimas em comparação com aqueles que não consumiam café. Os pesquisadores também descobriram níveis baixos de enzimas hepáticas nos participantes que só bebem café descafeinado.

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e seu consumo tem aumentado a cada ano. Muitas pesquisas já encontraram uma associação entre o consumo de café e um risco menor de desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, doença hepática gordurosa não alcoólica, cirrose e câncer de fígado.

Fonte: Abic

Café Meridiano, um jeito café de proteger o fígado.