Dicas

CAFÉ VAI BEM COM…

CAFÉ VAI BEM COM…

Uma boa xícara de café puro já vai bem a qualquer hora. Mas você sabia que é possível transformar esse momento em uma experiência ainda mais saborosa?

Estamos falando nada mais, nada menos, do que das harmonizações com café. Sim! É isso mesmo! E vamos revelar alguns segredos que talvez você ainda não conheça dessa deliciosa técnica. Segue o fio.

Tudo na mais perfeita harmonia

Antes de mais nada, vamos definir: o que é harmonização? Harmonizar ou combinar alimentos e bebidas é uma técnica da culinária que visa realçar os sabores dos ingredientes que existem em ambos. Pode até ser feita por indução e dar certo, mas é bom saber que existem algumas regrinhas para chegar àquela união considerada perfeita. Tudo parte do equilíbrio entre os sabores.

Assim como o vinho, as parcerias entre alimentos e o café podem ser feitas por semelhança ou por contraste. A primeira é aquela que une dois elementos similares, como café doce com alimentos levemente açucarados. O objetivo é intensificar a característica de sabor. Já na combinação por contraste, queremos privilegiar características opostas, que se complementem. Um café com amargor elevado e uma sobremesa bem doce trazem sensações novas ao nosso paladar.

Quem combina com quem?

Você já sabe que o café é rico em características sensoriais como doce, amargo, ácido, e também quanto a sua intensidade ou suavidade. Com isso, ele nos permite criar uma série de harmonizações muito interessantes, com qualquer tipo de prato. Vamos apresentar algumas:

Café com queijo – Essa é a clássica combinação que vem de Minas Gerais. Muito além da combinação tradicional com queijos cremosos e salgados, hoje encontramos harmonizações com os mais diversos tipos. O parmesão vai muito bem com cafés encorpados ou que tenham um toque de chocolate. Já o coalho e os cremosos acompanham um café suave coado, adocicado e menos ácido.

Café com chocolate – Essa é aquela combinação dos sonhos de muita gente. Aqui vale a máxima: equilíbrio! A melhor indicação é a harmonia por contraste. Quanto maior a concentração de cacau no chocolate, maior o amargor e mais intenso será o sabor. Combinar torras mais claras de café a chocolates de maior percentual de cacau já é uma boa dica. Café espresso casa muito bem com chocolate e baunilha. A cremosidade do cappuccino vai bem com trufas e o delicioso frapê de café tem tudo a ver com chocolate branco.

Café com pratos salgados – Já faz tempo que o café era exclusividade das mesas de lanche ou desjejum. Nossa amada bebida já ocupa lugar de destaque nos pratos principais. Receitas de carnes ganham um sabor único e de aroma inigualável quando recebem caldos que levam café em seus ingredientes, salientando preparos como costela de boi assada ou defumada, carré ou mesmo aquelas mais gordas como de cordeiro ou de pato. A sugestão para testar em casa é utilizar café menos forte, podendo utilizar açúcar ou pitadas de sal na busca do equilíbrio.

Café com sobremesa – Uma boa refeição nunca está completa sem aquela boa xícara de café. Mas podemos deixar esse momento ainda mais agradável fazendo boas combinações. Um belo petit gateau combina com café espresso ou tirado na prensa francesa. Doces mais leves casam perfeitamente com café coado na hora. Doces que levam mais açúcar como quindins pedem cafés com acidez mais elevada, proporcionando o equilíbrio por contraste.

Depois dessas dicas deliciosas, que tal escolher o seu Café Meridiano favorito e começar suas experiências no universo das harmonizações? Aproveite!