Receitas

Cafés gelados e refrescantes para o verão

Cafés gelados e refrescantes para o verão

O verão está a todo vapor e nada melhor que uma bebida refrescante para amenizar o calor. Para quem não abre mão do café no dia a dia, uma boa opção é adaptá-lo a receitas de drinks gelados.

A barista do Meridiano, Simone Bolssoni, dá dicas de como aproveitar a estação mais quente do ano, sem deixar de apreciar um saboroso café. Gotas ou raspinhas de limão e lascas de gengibre são ingredientes caseiros e práticos que dão um efeito “geladinho” à bebida.

As receitas são simples e rápidas. O café (depois de passado) pode ser batido com gelo, duas colheres de leite condensado e três gotas de limão. “Além de refrescante, é muito saboroso. Para ficar ideal, o café deve ser bem forte”, afirma Simone. 

Outro ingrediente bastante utilizado em sucos é o gengibre. Um excelente antioxidante, ele também fica delicioso com café. Uma opção é bater 50 ml de café forte, uma rodela fina de gengibre e 3 pedras de gelo.

Além do gengibre, folhas de hortelã também trazem o efeito geladinho. Sucos de frutas cítricas como laranja e abacaxi também fazem boas combinações com café.

Receitas:

Suco de laranja com café

Bater um copo de 200 ml de suco; 50 ml de café forte e 3 pedras de gelo.

Para adoçar, adicione 3 colheres de leite condensado ou – se preferir – 3 colheres de  creme de leite.

Abacaxi com hortelã e café

Bater uma polpa ou 3 rodelas de abacaxi; 4 folhas de hortelã; uma  xícara de café – 50ml forte tradicional e encorpado. Pode ser feito também com o café feito na cafeteira italiana.

Café com licor

Bater 50 ml de café com 3 bolas de creme ou baunilha (coloque  30 ml de leite, se o sorvete estiver muito duro). Acrescente o licor de menta ou amarula.

Pronto! Agora é só curtir o seu drink refrescante e cafeinado!

Café Meridiano, um jeito café de se refrescar no verão.