Dicas

Cafeteria Privilegios – Costa Rica

Cafeteria Privilegios – Costa Rica

Nossa segunda adversária na copa é a Costa Rica, uma das maiores produtoras de café das Américas. Isso se deve ao fato de o país produzir café desde o século XVIII, ter sido o primeiro país centro-americano a cultivar o plantio e pelo ótimo clima que o país tem durante o ano.

A história cafeeira costarriquenha começou em 1808, no governo de Tomás de Acosta, e o primeiro a cultivar foi o padre Félix Velarde, iniciando uma pequena plantação perto da Catedral Metropolitana, em San José. No início a variedade plantada era a Arabica Typica, mas no século XX foram introduzidos mais dois tipos: Caturra e Caturaí.

Hoje encontramos na Costa Rica uma das melhores cafeterias do mundo, segundo a famosa revista de viagens Lonely Planet: a Cafeteria Privilegios. Sua loja principal fica na cidade de Santa Maria de Dota, ao sul de San José, e ela também tem duas cafeterias gourmet na própria San José.

A Privilegios conta com café produzido pela Coopedota (Cooperativa de La Zona de Los Santos), que está no mercado há mais de 60 anos. A cooperativa tem participação de cerca de 900 famílias, sendo algumas delas com mais de 100 anos de trabalhos com café. O café utilizado por eles é o único com certificação PAS2060, que indica que o café em sua produção tem pouca emissão de gás carbono. Eles também já conquistaram títulos internacionais de melhor café.

O cardápio tem várias opções para saborear desde o tradicional espresso até os especiais com nutella, chantilly, mel e Bailey’s. Os cafés gelados também são especialidade da casa como o frapuccino e o “muerte lenta”, que leva sorvete em sua receita.

Se for visitar a Costa Rica não deixe de ir à Coopedota, que é aberta à visitação, e a Cafeteria Privilegios. O link para se inscrever é este aqui.