Dicas

Como caminhar sem derrubar o café da xícara?

Como caminhar sem derrubar o café da xícara?

Por que o café sempre cai da xícara? Em uma pesquisa cientistas da Universidade da Califórnia descobriam que, ao caminhar com uma xícara de café na mão, estamos indo contra a natureza do nosso corpo e, assim, derramar o café é praticamente inevitável.

Diversos voluntários foram colocados em uma sala onde deveriam caminhar em diferentes velocidades com uma xícara na mão, tentando seguir uma linha reta traçada no chão. Enquanto uma câmera filmava, um pequeno sensor registrava o exato momento em que o café saia da xícara. 

Desta forma, os pesquisadores descobriram uma ligação entre a biomecânica do movimento das nossas pernas, o design das xícaras e a baixa viscosidade do café. A dinâmica entre esses três elementos resulta no seguinte: se você andar, o café vai cair. Isso ocorre porque as oscilações do líquido dentro da xícara possuem uma frequência que corresponde à movimentação das nossas pernas. À menor variação dos nossos passos, o café será derramado!

A pesquisa apresentou também algumas possíveis soluções para acabar com esse problema: colocar menos café na xícara, utilizar um recipiente mais estreito que as xícaras convencionais ou começar andando devagar e só atingir a velocidade natural da caminhada depois de compreender cbomo o ritmo do líquido está se comportando.  😉

E aí, curtiu a informação? Desperdiçar café nunca mais!

Fonte: Galileu

Café Meridiano, um jeito café de entender física.