Dicas

Consumo de cafeína: quais são os benefícios?

Consumo de cafeína: quais são os benefícios?

Quem consegue ficar sem um cafezinho logo pela manhã ou depois do almoço? Essa bebida, tão presente no nosso dia a dia, contém uma substância que envolve mitos e verdades: a cafeína, que pode causar diferentes efeitos no organismo de acordo com a dose ingerida.

Se consumida em baixas dosagens, ela pode melhorar a performance cognitiva e psicomotora (deixando o indivíduo mais alerta e com maior capacidade de concentração), e também reduzir a sonolência e o cansaço. Em quantidades moderadas a substância é capaz de proteger o coração e atuar em favor do colesterol

Cuidado! Doses muito altas podem resultar em efeitos negativos, como taquicardia, insônia, ansiedade, náuseas e aumento da pressão arterial. Estes efeitos podem se manifestar – com maior facilidade – em indivíduos sensíveis à cafeína.

Vale também ressaltar um outro fator: o uso da substância por atletas. A suplementação da cafeína por praticantes de atividades físicas é prática comum, inclusive nas academias. Por ser considerada termogênica (capaz de melhorar a performance e a queima de gordura), ela é utilizada por esportistas das mais variadas modalidades, envolvendo esportes que necessitam de uma grande capacidade aeróbia, por exemplo. Porém, é importante destacar que a suplementação de cafeína não deve ser feita sem orientação médica e nem por pacientes que apresentam doenças cardiovasculares, diabetes ou gestantes.

Com moderação é possível aproveitar todos os benefícios do café!  🙂

Fonte: Veja São Paulo

Café Meridiano, um jeito café de aproveitar os benefícios da cafeína.