Dicas

Entenda os principais cuidados que você deve ter com o seu coador de algodão e de papel

Entenda os principais cuidados que você deve ter com o seu coador de algodão e de papel

Já falamos no post anterior sobre a diferença entre o coador de papel e o coador de algodão. Mas será que você sabe utilizá-los corretamente? Confira as principais dicas de higiene utilizadas para conservá-los.

Coador de Papel

Se for utilizar o coador de papel, certifique-se que a água utilizada esteja pura e limpa, utilizando sempre água filtrada ou mineral na preparação do café. Ao final, não se esqueça de jogar fora o café velho e o filtro já usado para não reutilizá-lo novamente e correr o risco de deixar seu café amargo.

Procure utilizar um Suporte para Filtro do mesmo tamanho do Filtro de Papel (100, 102 ou 103) e verifique se ele está bem seco antes de acondicioná-lo, evitando que se rompa durante a filtragem. Em seguida, coloque o pó de café dentro do Filtro sem compactá-lo. Evite adoçar antes do consumo.

A temperatura ideal da água para o preparo deve ser identificada antes da fervura quando inicia-se o processo de formação de bolhas. Despeje lentamente a água sobre o pó realizando pequenos círculos. Após umedecer todo o café, despeje em fio bem ao centro até o fim da filtragem e sem mexer com a colher.

Os Filtros de Papel ainda não utilizados devem ser guardados longe da luz solar, de odores fortes, em local seco e fresco para não interferir na bebida durante o próximo preparo.

Coador de Algodão

Os coadores de algodão novos devem ser fervidos em água com um pouco de café para aumentar o aroma do café e retirar a goma e outros resíduos. Nunca lave o coador com detergentes, alvejantes ou com o café que sobrou.

Para o preparo do café com o coador de algodão, coloque o pó na água quente antes de entrar em ebulição (cerca de 95º C). Mexa com a colher até fazer um creme na superfície do recipiente.

Após a filtragem, jogue fora a borra em um lixo orgânico ou reaproveita (veja mais aqui). Lave o coador em água corrente e guarde-o em uma vasilha com água (que deve ser trocada a cada preparo), bem fechada e dentro da geladeira. Troque-o a cada três meses de uso.

Com essas dicas você será capaz de deixar seu Café Meridiano ainda mais saboroso e aromático. 

Fonte: Abic