Curiosidades Imprensa Notícias

Reutilização de resíduos

Reutilização de resíduos

Reutilizando resíduos na produção de café para proteger o meio ambiente e render muito mais café.

Você se preocupa com o meio ambiente? Com a geração de lixo? Sobre como podemos repensar nosso impacto aqui na Terra? Já parou para pensar quais as consequências que tem a produção desse café delicioso que você toma? Você sabia, por exemplo, que para se produzir uma xícara de café são necessários 140 litros de água? Calma! Antes que dê um nó na sua consciência ou pense em excluir o café da sua vida, saiba que estamos nos preocupando e pensando sempre em como reduzir (ou compensar) esse impacto para você.

Pouca gente sabe, mas durante a industrialização do café, na etapa da torra dos grãos in natura, ocorre o desprendimento natural de uma película do café. Esse ‘resíduo’ é, muitas vezes, descartado como lixo ou mesmo incinerado no processo da torra. Aqui no Meridiano também era assim. Era! Atualmente não é mais. Por que sabíamos da riqueza desse material e pensamos em como reaproveita-lo.

resíduos gerados a partir da produção de café e reaproveitados para a adubagem
Resíduos gerados a partir da produção de café prontos para o reaproveitamento.

Para nossa felicidade, com a atual tecnologia do nosso torrador, conseguimos extrair essa película e, após análises laboratoriais, conseguimos confirmar o teor de sua riqueza orgânica, com alta concentração de nitrogênio, potássio e fósforo.

Resolvemos então apresentar essa análise para alguns produtores de café que realizaram alguns testes de compostagem utilizando o resíduo como adubo. Os resultados foram excelentes! Se antes o resíduo era tratado como lixo ou queimado, agora ele é coletado em nossas instalações para virar adubo de volta às lavouras de café.

O produtor rural de São Gabriel da Palha, Rafael Pereira, foi um dos cafeicultores que decidiram fazer a experiência. Segundo ele, em pouco tempo os benefícios já foram notados. Ele utilizou o material em uma área de 10.500 pés de café e já espera ótimos resultados para a colheita que será em 2019.

“Utilizando esse resíduo cedido pelo Meridiano, o crescimento dos pés de café foi muito rápido. Uma plantação de 8 meses teve quase o mesmo desenvolvimento de uma lavoura de cerca de dois anos. Foi um resultado surpreendente”, afirmou o cafeicultor.

Essa iniciativa trouxe benefícios para o produtor, que gasta menos com adubo, para o meio ambiente com menos lixo lançado e para você, que pode consumir sua xícara de Café Meridiano com a consciência ambiental tranquila.

Ainda temos muito o que contar sobre os outros resíduos gerados e a destinação sustentável que damos a eles. Acompanhe nosso blog e confira!