Dicas

A cafeína pode ser um aliado na luta contra a Esclerose Múltipla

A cafeína pode ser um aliado na luta contra a Esclerose Múltipla

Um estudo realizado na Suécia e nos Estados Unidos apontou que pessoas que bebem de quatro a seis xícaras de café por dia podem estar menos propensas a desenvolver esclerose múltipla.

No estudo foram comparados mais de mil de pacientes com esclerose múltipla com um número similar de pessoas que não apresentavam a doença. Nesta comparação os cientistas rastrearam a quantidade de café que os indivíduos com esclerose múltipla ingeriram nos períodos de até dez anos antes dos sintomas aparecerem. Junto de outros dados como idade, sexo e tabagismo, os cientistas constataram que os indivíduos que não bebiam café aumentaram os riscos de desenvolvimento da doença.

“Pessoas que não beberam café seriam uma vez e meia mais propensas a desenvolver a doença do que aquelas que beberam quatro ou mais xícaras de café por dia no ano anterior ao aparecimento dos sintomas” afirma o estudo americano. A autora do estudo Ellen Mowry, da Universidade Johns Hopkins de Medicina em Baltimore, Maryland, reforçou a descoberta afirmando: “Nosso estudo demonstra que a ingestão de café pode também proteger contra a esclerose múltipla, reforçando a ideia de que a substância pode ter efeitos protetores para o cérebro”.

Ainda assim, Hopkins sintetiza que a pesquisa ainda carece de mais estudos para determinar se a cafeína tem algum impacto nos relapsos relacionados à doença.

Fonte: Correio do Povo