Dicas

Escolha o seu café!

Escolha o seu café!

Com os amigos, no trabalho, acompanhando um bom livro ou filme, o cafezinho parece mesmo combinar com qualquer situação e ser uma excelente companhia. Mas, entre um espresso e um cappuccino, você saberia qual deles escolher? De acordo com a barista Cristine Dahmer, alguns detalhes diferenciam um café do outro e podem influenciar na sua escolha.

Entre os mais vendidos nos diversos estabelecimentos pelo país, destacam-se o espresso, o cappuccino e o café com leite. O primeiro é composto, geralmente, por 50 ml de café extraído da máquina de espresso e sua concentração de cafeína costuma ser maior do que a do café coado, por exemplo.

Já o tradicional cappuccino italiano é composto por um terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Porém, para incrementar um pouco mais, os brasileiros também gostam de apreciar a bebida com chantilly. E, por último, o café com leite é composto simplesmente por 50% de café e 50% de leite.

Tão importante quanto diferenciar um café de outro e conhecer seus preparos, é ficar atento a alguns cuidados especiais. Por exemplo, depois de aberto o pó de café deve ser mantido dentro da geladeira, o que ajuda a conservar melhor suas propriedades. Outra dica, para preservar o sabor, é não deixar a água ferver, o ponto ideal é quando começam a aparecer algumas bolinhas.

Além de tudo, com criatividade, é possível fazer desenhos por cima das bebidas utilizando uma técnica chamada Latte Art, resultando em xícaras de café ainda mais caprichadas.

Ficou com vontade de apreciar aquele cafezinho? Não perca tempo e pegue logo a sua xícara! 😉

Fonte: Editora Gazeta

Café Meridiano, um jeito café de escolher e preparar um bom cafezinho.