Dicas

Especial Máquina de Café [2/3] – Como escolher uma máquina de café?

Especial Máquina de Café [2/3] – Como escolher uma máquina de café?

Depois de listar sua necessidade principal, para qual finalidade será utilizada a máquina, quantas xícaras em média deverá servir e seu nível de habilidade para extração de café (se você não viu, confira o post anterior); chegou a hora de saber qual a máquina de café adequada para você de acordo com as suas respostas.

Máquinas Automáticas
As máquinas automáticas não requerem conhecimento apurado e limitam o envolvimento humano em abastecê-las com água filtrada e grãos de café. Daí em diante o processo acontece por um aperto de botão: a máquina vai moer os grãos e extrair a bebida diretamente na xícara. A praticidade e rapidez são os pontos fortes desses modelos que produz um café muito satisfatório.
Há modelos automáticos que agregam uma série de outras bebidas, como espresso com leite, café solúvel e cappuccino, para atender também outros tipos de consumidores.

Máquinas Profissionais
Para um café espresso de qualidade mais apurada, é preciso direcionar sua escolha para os modelos de máquinas profissionais – que exigem conhecimento e habilidade para serem operadas corretamente. Nesses modelos todos os elementos devem estar em sintonia, como moagem, compactação do pó, tempo de extração e outras características resumidas nos 4 M’s. Nossos cursos de barista, por exemplo, visam o desenvolvimento da habilidade para controlar esses elementos.

Além desses dois tipos principais que classificam as máquinas de café, outra dica é basear sua escolha pela marca do equipamento, que também é uma garantia de extração de doses consistentes e cremosas, com baixa manutenção. Este é o caso das marcas italianas Saeco, Bianchi, Gaggia e LaSpaziale , que carregam material e know how adquiridos, compensando assim a relação qualidade x preço.

Se ainda assim você não tem certeza sobre qual tipo de máquina adquirir, você pode alugá-la antes de comprar. O Café Meridiano oferece este serviço, pois sabe a importância de uma compra consciente. Seja para alugar ou para comprar, faça-nos uma consulta, temos especialistas prontos para te orientar na sua decisão.

Outro detalhe importante é que para cada máquina ou tipo de preparo, existe o Meridiano ideal. Esta escolha também é importante pois um grão de baixa qualidade pode significar um café ruim. E você sabe, café ruim é de estragar o dia, né?

Pensa que já falamos tudo sobre café espresso e máquinas de café? No próximo post tem dicas especiais pra você caprichar e começar o dia tomando o melhor cafezinho do mundo, o seu 😉

E para quem se perdeu nas dicas fizemos um infográfico sobre máquinas de café resumindo tudo pra ficar ainda mais fácil. Clique no link ou na imagem acima para fazer o download e não ficar com nenhuma dúvida.

Café Meridiano, um jeito café de consumir consciente.

1 Comment

[…] em contato com o Meridiano? Clique aqui. « Visita com sabor de Milk Shake de Café Especial Máquina de Café [2/3] – Como escolher uma máquina de café? […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2011/03/especial-maquina-de-cafe-13-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-comprar-uma-maquina-de-cafe/

Comments are closed.