Dicas

Gestantes e crianças podem tomar café?

Gestantes e crianças podem tomar café?

Essa é uma daquelas dúvidas que geram histórias, lendas e mais histórias. Porém, nem tudo que se diz é mentira. Tanto para as crianças, quanto para as gestantes, a recomendação é o consumo moderado de café.

A partir dos 6 anos de idade, é recomendável que a criança consuma apenas a mistura de leite com café, sendo mais leite do que café (3/4 de leite para ¼ de café), ou a bebida descafeinada, no máximo uma xícara por dia.

Sabemos que o café é rico em antioxidantes e principalmente em cafeína. Porém, se a última for ingerida em excesso, pode provocar insônia, agitação, irritabilidade e dores no estômago por ser altamente estimulante.

Para as gestantes, vale ressaltar a fala do ginecologista e obstetra Wagner Jou Hisaba em entrevista à revista Crescer: “A substância é capaz de atravessar a barreira placentária e, em excesso, está relacionada a maior risco de aborto, parto prematuro e baixo peso ao nascer. Entretanto, não há relatos de danos cerebrais ao feto”. A recomendação é que o consumo de café não ultrapasse 200mg ao dia (três cafés espressos).

 

Fonte: Revista Crescer