Dicas

Harmonizando Café

Harmonizando Café

Assim como o vinho, o café pode ser harmonizado com acompanhamentos doces e salgados, sabendo algumas pequenas regras básicas da harmonização de cafés. Mas, primeiramente, o que é harmonização?

Harmonizar, no mundo da gastronomia, é combinar os sabores e características dos alimentos, buscando a melhor parceria possível, para que essa seja uma experiência que inspire e agrade nossos sentidos.

Nossa bebida favorita é um ingrediente que possui muita evidência na gastronomia, já que harmoniza com ambos os sabores.

Para a harmonização, é essencial que seja levado em conta o conjunto de características que certa localização geográfica confere ao café (terroir), pois isso influencia as características e particularidades do sabor e da qualidade da bebida.

Para harmonizar o café com outros alimentos, é necessário levar em consideração a similaridade ou o contraste. Na primeira, a combinação é feita por ingredientes similares, buscando a intensidade do sabor ou até mesmo o equilíbrio. Já para a harmonização por contraste, o sabor dos ingredientes devem se opor completamente, para a percepção de algum sabor especial ou equilíbrio dos gostos mais fortes. Bebidas encorpadas combinam com café mais forte e pratos salgados pedem por um café mais doce.

Fonte: Guia da Culinária