Dicas

Já pensou em viver sem café?

Já pensou em viver sem café?

Adoramos um cafezinho e nunca pensamos em abandonar nosso energético natural. Afinal, além de nos despertar todos os dias, a bebida também ameniza as dores musculares, evita a amnésia pós-bebedeira, e ajuda a reduzir o risco de morte. Mas você sabia que, ao longo da história, aconteceram algumas tentativas de banir o nosso querido café? Que pecado!

Durante a sua existência ele passou por poucas e boas pra chegar até aqui. No ano de 1511, em Meca, o café foi banido por ser um estimulante do pensamento radical e manter senhorinhas acordadas durante as orações de um funeral. Como pode?

Já na Itália – no século XVI – o Papa Clemente VIII abençoou a bebida, que antes era proibida para cristãos, por ser considerada um ‘produto do demônio’. O pontífice declarou que o café era uma bebida deliciosa, liberando o seu consumo. Com a benção, cafeterias se espalharam rapidamente pela Europa.

A Suécia não fica de fora quando o assunto é a tentativa de banir o cafezinho. Por lá, os policiais chegavam até a confiscar os copos e pires. O rei Gustavo III ainda ordenou que assassinos condenados bebessem café enquanto médicos monitoravam em quanto tempo eles morreriam por causa da bebida. Mas, isso nunca deu certo!

Ainda não acabou! O pior dos casos aconteceu em Constantinopla, quando o sultão do Império Otomano, Murad IV, subiu ao trono em 1623 e criou um sistema de castigos para quem desobedecesse a ordem de não tomar café. Acredita que quem era pego bebendo café levava uma surra?

Ainda bem que nenhuma dessas proibições permaneceu. Afinal, já sabemos que o café, consumido, com moderação, só tem a oferecer benefícios para a saúde, além de atuar como um estimulante natural.

Podem tentar! Mas não deixo meu cafezinho de lado! 😉

Fonte: Super Interessante

Café Meridiano, um jeito café de não largar o cafezinho.

2 Comments

[…] nova pesquisa publicada na revista científica Plos One mostra que o nosso querido cafezinho pode sumir do cardápio dentro de 70 anos devido às mudanças climáticas e ao aquecimento global. Já imaginou como seria […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2012/11/um-futuro-sem-cafe/

[…] sendo uma bebida com muitos pontos positivos, já vimos por aqui que ela sofreu algumas tentativas de ser banida, sendo considerada ‘Satânica Bebida’ pela Igreja Católica, no início do século XVII. Ainda […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2012/10/o-cafe-pelo-mundo/

Comments are closed.