Dicas

Leituras, dicas e um cafezinho!

Leituras, dicas e um cafezinho!

Hoje, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro! A data é uma homenagem à fundação, em 1810, da Biblioteca Nacional, maior biblioteca da América Latina e, segundo a Unesco, uma das 10 maiores do mundo.

Inicialmente chamada Real Biblioteca no Brasil, ela começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, entre outros, trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro (1808).

E que tal unir boa leitura e um cafezinho no Dia do Livro? Boa ideia não é mesmo? Para isso, separamos logo abaixo algumas dicas de livros e autores para você curtir e aproveitar da melhor forma a data.

Nelson Rodrigues

Vamos começar com Nelson Rodrigues! Dentre suas diversas obras, destacam-se Toda Nudez Será CastigadaVestido de NoivaPerdoa-me por me Traíres e O Beijo no Asfalto. Além daquelas que serviram como base para telenovelas brasileiras, como O Homem Proibido (1982) e Meu Destino é Pecar (1984); e da obra que inspirou a famosa série televisiva A Vida como ela é (1996). Sem dúvida, vale a pena pegar aquela xícara de café e conferir um desses clássicos.

Jorge Amado

Além de suas célebres obras, como Tieta AgresteDona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres, duas em especial trazem o café em alguns de seus trechos: Capitães de Areia, em que o personagem Pedro pede um café, e Grabriela, Cravo e Canela, um dos maiores sucessos do autor, em que o cafezinho também marca presença.

Machado de Assis

Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas são duas das obras do autor que envolvem o café durante a narrativa. Sem dúvida, é uma ótima pedida para comemorar em grande estilo o Dia do Livro!

Monteiro Lobato

Falar de Monteiro Lobato é também falar de uma de sua obras mais conhecidas, as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo. Afinal, quem nunca mergulhou nas aventuras mágicas envolvendo a Narizinho, Emília, o Visconde de Sabugosa, Dona Benta e a Tia Nastácia? Fora os outros tantos personagens que também fazem parte desta trama. O que acham de relembrar um pouco de alguns personagens na companhia de um cafezinho?

Fábio Yabu

O escritor e ilustrador paulista Fábio Yabu, autor da série Princesas do Mar, escreveu um livro dedicado à história – praticamente esquecida – da princesa Isabel, que foi uma figura importante para o País. Porém, poucos têm conhecimento sobre quem ela realmente foi e como viveu, salvo a assinatura da Lei Áurea. E, durante esta envolvente narrativa, o autor menciona os plantadores de café da época e a relevância – e o papel, mesmo que negativo – dos mesmos na abolição da escravatura.

Gostou? Se você também tem alguma dica de leitura cafeinada para o Dia Nacional do Livro, escreva um comentário aqui no blog ou envie pra gente por meio do nosso Twitter ou Facebook. 😉

Café Meridiano, um jeito café de comemorar o Dia Nacional do Livro.

5 Comments
Café Meridiano 08/04/2014 em 15:42

Olá, Yasmin!
Muito obrigado.

Você pode acompanhar as nossas redes sociais (Facebook e Twitter). Elas são constantemente atualizadas com conteúdos cafeinados, dicas e nossos posts aqui do blog.

Facebook: https://www.facebook.com/CafeMeridiano
Twitter: https://twitter.com/CafeMeridiano

Agradecemos o contato.
Abraços.
Café Meridiano

https://www.meridiano.com.br/blog
Yasmin 03/04/2014 em 14:51

Nossa, perfeito o artigo! Amei as dicas de vocês 🙂 Podiam enviar o post pro e-mail tb:(

http://www.cursosgratuitossenai.net.br

[…] demos por aqui muitas dicas de leitura cafeinadas, passando por Machado de Assis, Jorge Amado e até mesmo Monteiro Lobato. E se você pensa que […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2013/02/poemas-de-cafeteria/
Café Meridiano 31/10/2012 em 13:42

Obrigado, Rafaela!

Também achamos que a leitura é um fator muito importante para o conhecimento pessoal e só tem a influenciar positivamente a sociedade. Por isso, sempre deixamos aqui no blog alguma dica de autor ou leitura. 😉

Abraços e bons cafezinhos!
Café Meridiano

https://www.meridiano.com.br/blog
Rafaela - Tudo em Foco 31/10/2012 em 12:46

Ótimas dicas de leitura e boa ideia em incentivar que todos comecem a ler. A leitura é muito importante para o nosso conhecimento pessoal e também para podermos mexer com a imaginação e viver outras vidas em nossas mentes. Além disso, esses autores são superimportantes para a cultura brasileira e demonstram o que há de melhor no nosso país (mesmo que, muitas vezes, o retrato seja de uma sociedade antiga).

http://www.tudoemfoco.com.br

Comments are closed.