Dicas

Novembro Azul é café e atitude

Novembro Azul é café e atitude

A campanha do Novembro Azul chega com tudo e vem trazendo um importante alerta aos homens sobre os cuidados com a saúde, em especial, na prevenção e combate ao câncer de próstata.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, mas com diagnóstico precoce as chances de cura ultrapassam 90% dos casos.

Apesar da preocupação, boas notícias não param de surgir tanto no tratamento quanto na prevenção. E o nosso querido café está entre os aliados nessa luta. Existem cada vez mais evidências de que a ingestão de café está associada a uma redução na incidência de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, câncer de intestino, câncer de mama e câncer oral.

Pesquisadores japoneses da Universidade de Kanazawa estudaram os efeitos de seis compostos químicos encontrados naturalmente no café, aplicando-os em culturas de células de câncer de próstata humano in vitro em cobaias. Os experimentos mostraram que as células tratadas com acetato de kahweole com cafestol cresceram mais lentamente do que os controles. E o melhor: os dois compostos foram capazes de inibir o crescimento de células que são resistentes a medicamentos anticâncer comuns, como o Cabazitaxel.

Os resultados são animadores,mas ainda se trata de um estudo piloto que mostra que o uso desses compostos é cientificamente viável, mas precisa de investigação mais aprofundada.

Enquanto a ciência faz a parte dela, o ideal é seguirmos fazendo a nossa: alimentação saudável, exercícios e visitas regulares ao médico. Novembro Azul taí e a prevenção sempre será o melhor remédio.