Dicas

O café e a redução do risco de diabetes tipo 2

O café e a redução do risco de diabetes tipo 2

Um novo estudo mostra que beber mais café pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que pessoas que aumentaram seu consumo de café em pelo menos uma xícara por dia – em um período de vários anos – foram 11% menos propensas a desenvolverem diabetes tipo 2 se comparadas a pessoas cujos hábitos de consumo de café não mudaram.

Já as pessoas que reduziram o consumo do cafezinho em pelo menos uma xícara por dia foram 17% mais propensas a ter diabetes tipo 2. 

Estudos anteriores (como abordado aqui no blog) já haviam revelado uma correlação entre o consumo de café e um risco menor de diabetes tipo 2, mas essa foi a primeira pesquisa que observou como as mudanças no consumo da bebida afetam esse risco.

As revelações deste estudo se baseiam na análise estatística de três pesquisas de longo prazo em larga escala que acompanharam dieta, estilo de vida e condições médicas de mais de 120 mil profissionais médicos ao longo de 20 anos. Trabalhos anteriores mostraram que os compostos químicos presentes no café, e não a cafeína, são os prováveis responsáveis pela associação entre a ingestão de café e o risco menor da diabete tipo 2.

Nesta pesquisa, os especialistas descobriram que mudanças no consumo de café descafeinado não tiveram efeito estatístico sobre o risco. Isto talvez se deva ao fato de não ter havido um número suficiente de participantes que fez uma grande mudança em seu consumo.

Mas, é importante lembrar de que aumentar a quantidade de café consumida é apenas uma parte da redução do risco da diabete tipo 2. A pessoa precisa ter um bom peso corporal, uma boa dieta e um estilo de vida saudável. O consumo de café no contexto de tudo isso é associado a uma redução do risco.

Fonte: Estadão

Café Meridiano, um jeito café de cuidar da saúde.

3 Comments

[…] Pessoas que bebem café com frequência têm menos chances de desenvolver diabetes tipo 2, Alzheimer e […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2014/12/os-beneficios-do-cafe-para-a-saude-2/

[…] Mas, a sua ingestão moderada pode proporcionar alguns benefícios à saúde, entre eles a diminuição do risco de diabetes tipo 2 e de doenças no […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2014/09/jornalistas-e-policiais-sao-os-profissionais-que-mais-bebem-cafe/

[…] Muitos estudos realizados recentemente tem demonstrado que o café ajuda na prevenção do diabetes tipo 2. Os benefícios da bebida nessa área se resumem ao seu conteúdo antioxidante e mineral. […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2014/09/o-que-o-cafe-faz-com-o-seu-corpo/

Comments are closed.