Dicas

O componente principal

O componente principal

Responda rápido: qual o principal componente do seu café?

Se sua resposta foi cafeína, sais minerais ou até mesmo ácidos clorogênicos, ela pode estar equivocada. 

Na verdade, praticamente 98% do café que a gente bebe é composto por água. E muitas vezes desprezamos a importância desse ingrediente na xícara.

Por isso ainda é bastante comum nos perguntarem sobre a água que devemos utilizar para preparar o café: se mineral (engarrafada), filtrada ou da torneira.
A água da rede pública é a menos indicada por conter muito cloro e calcário, ainda que fervida. O modo de minimizar essas influências seria utilizar a água filtrada, que reduziria as impurezas que prejudicam a bebida.

As águas minerais engarrafadas também são indicadas, mas dependendo da água pode haver grande carga de minerais que estimulam o paladar de modo diferente e, consequentemente, o resultado na xícara.

A Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) já realizou diversas pesquisas que definiram uma recomendação sobre a água utilizada para a extração do café: deve ter pH entre 5,0 e 6,5 (levemente ácida), com total de sólidos dissolvidos (TDS) entre 100 ppm e 225 ppm. Nessas condições o café pode ser apreciado sem interferências. 

Se você achou essa discussão exagerada, lembre-se que assim como o café, água não é tudo igual. Se ela ocupa boa parte da sua xícara é importante observá-la com atenção.