Dicas

O espresso perfeito

O espresso perfeito

O cafezinho já foi incorporado aos cardápios de diversos restaurantes de todo o mundo e, claro, já se tornou sinônimo de sociabilidade e confraternização. Porém, por trás desta bebida existe uma ciência e cuidados específicos, principalmente quando o assunto é café espresso. Ele tem seus truques e um preparo todo especial.

Para quem está acostumado com o café coado, o espresso pode parecer um pouco estranho inicialmente, tudo por ser mais concentrado e possuir um sabor intenso. Isso por que o café em pó utilizado em coadores tem características distintas do café espresso, sendo a principal, a qualidade que se reflete na pequena quantidade utilizada em cada xícara deste último.

Outro destaque da bebida é a harmonização. Afinal, harmonizá-la com outras especiarias e guloseimas é uma arte, que conquista cada vez mais o paladar dos consumidores, principalmente do público feminino que é mais sensível ao amargo. Acertar no modo de preparo também é fundamental e todo o trabalho é compensado na hora da degustação de um espresso perfeito.

É claro, que um bom café depende muito do gosto pessoal, mas o blend (composição de diferentes grãos) que é utilizado faz muita diferença. E opções não faltam! Inclusive, grande parte desse sabor intenso percebido no espresso é responsabilidade do tipo e da qualidade do grão. Por isso, uma vez moído ele deve ser utilizado imediatamente, afinal sua exposição ao ar inicia o processo de oxidação e o produto começa a perder o sabor.

Com atenção aos detalhes na hora do preparo é possível apresentar uma bebida capaz de trazer os aromas mais ricos do café. E para atender os consumidores mais exigentes existe o barista, um profissional que prepara a bebida que mais se assemelha ao seu paladar. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre este mundo, aproveite mais um Curso de Barista que será oferecido pelo Café Meridiano em agosto.

Para saber mais, acesse nosso site.

Fonte: Dicas e Tendências

Café Meridiano, um jeito café de preparar um bom espresso.