Dicas

O preparo de um bom café

O preparo de um bom café

O preparo de um bom café pode ir muito além do que você imagina. E ninguém para falar melhor sobre isto do que o barista, profissional que está sempre em busca de uma xícara perfeita.

Para ser um bom barista é necessário estudar bastante, conhecer a produção do café e entender todo o caminho do grão até chegar à mesa do consumidor. Ele também precisa ser cuidadoso, atencioso com o cliente e entender o que ele quer.

De acordo a barista do Café Meridiano, Simone Bolssoni Alves, é importante que este profissional possua noções de harmonização e conheça bem os sabores que vai utilizar no preparo das bebidas. No caso de drinks que levam outros ingredientes, é importante que o sabor do café seja sempre marcante, destaca.

Não é só em cafeterias ou restaurantes que é possível saborear um bom café. Com algumas dicas você pode preparar um cafezinho profissional em casa e o primeiro passo é simples: ter um bom coador! O armazenamento também é importante. O pó comprado no supermercado deve ser guardado dentro de um pote escuro evitando, desta forma, que o café oxide rapidamente e fazendo com que ele conserve o sabor e as propriedades aromáticas.

No vídeo abaixo a barista Cecília Sanada mostra outras dicas para que você possa preparar um café profissional. Neste mesmo vídeo ela também fala das diferenças entre o café coado e o espresso.

E para quem quer aprender sobre o barismo e também sobre Latte Art a dica é aproveitar mais um Curso de Barista que será oferecido nos dias 27, 28, 29 e 30 de agosto na sede do Sindbares, em Vitória. Acesse o site e faça a sua inscrição!

Café Meridiano, um jeito café de preparar uma boa xícara.