Curiosidades Dicas

Os primeiros cafés de Vitória

Os primeiros cafés de Vitória

Você já teve curiosidade de conhecer o passado da sua cidade e, principalmente, a ligação que ele tem com o café? Nós conseguimos resgatar algumas informações sobre as antigas cafeterias de Vitória/ES.

O Café Globo e o Café Rio Branco, por exemplo, podem ter sido os primeiros café da cidade, que existiram na virada do século XIX para o século XX – o que mostra o quão antigo é o costume de apreciar um cafezinho pelas terras capixabas. Também temos alguns registros – por volta de 1930 – do Café Americano.

Quer conhecer um pouco mais das histórias dessas cafeterias?

O Café Rio Branco, fundado em 1908, pertencia a Rodolpho Ribeiro de Souza e foi o primeiro café de Vitória com luz elétrica. Ficava localizado na Praça Oito de Setembro, e seu nome era uma homenagem ao Barão do Rio Branco.

Já o Café Globo localizava-se na rua Duque de Caxias (Centro de Vitória). Seu funcionamento data do início do século XX e, durante anos, funcionou apenas como cafeteria, mudando mais tarde seu nome para Café e Restaurante Globo, quando passou a também servir refeições. O estabelecimento, além do cafezinho, era especializado em bebidas finas nacionais e estrangeiras, conservas e doces em caldas e vinhos importados.

Podemos notar que apreciar um bom café é um antigo costume que conservamos até hoje. E que bom costume, não é mesmo?!

Se você sabe de alguma curiosidade envolvendo o café, compartilhe com a gente! Deixe um comentário ou envie um email para relacionamento@cafemeridiano.com.br.

Imagens e informações enviadas gentilmente por Álvaro José dos Santos Silva.

Café Meridiano, um jeito café de aprender história.