Blog

Outubro Rosa: conscientização e café lado a lado nessa luta

Outubro Rosa: conscientização e café lado a lado nessa luta

Olha que notícia boa para comemorar neste mês de luta e conscientização. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Lund, na Suécia, revelou que beber duas xícaras de café por dia junto aos remédios usados para tratar o câncer de mama diminuíram em 50% os riscos de reincidência da doença.

No estudo, foram examinados 1.090 pacientes com neoplasia mamária. As pacientes que faziam tratamento à base de tamoxifen e bebiam ao menos duas xícaras de café por dia apresentaram 50% menos casos de reincidência do que as que tomavam pouco ou nada da bebida.

As análises ainda mostraram que as mulheres que mais consumiram café tiveram tumores de dimensões menores do que os do diagnóstico inicial. Os cientistas concluíram que a cafeína e o ácido cafeico bloqueiam o crescimento das células cancerígenas, em especial quando combinados com o remédio, pois atuam de forma a desligar os canais de comunicação que ordena às células doentes a se replicarem.

Prevenção

Outro estudo sobre o tema foi publicado pela revista científica Breast Cancer Research e mostra que o café também atua na prevenção de uma forma agressiva de câncer de mama, especialmente se tomadas cinco ou mais xícaras por dia.

A pesquisa feita pelo Instituto Karolinska de Estocolmo mostra que o risco de desenvolver a doença se reduzia em 57% nas mulheres que consumiam mais café diariamente quando comparado às mulheres que tomavam menos de uma xícara diária. Isso graças aos antioxidantes e minerais presentes na bebida, que ajudam a evitar o envelhecimento celular e suas respectivas mutações.

Outubro Rosa. Com cuidado e conscientização vamos vencer esta batalha juntos.