Dicas

Qual a melhor hora para tomar café?

Qual a melhor hora para tomar café?

Segundo cientistas norte-americanos, a melhor hora para tomar a sua dose diária de cafeína é no período entre 9h e 11h30 da manhã, e não logo ao acordar – como muitos pensam.

Isso tem a ver com o modo como o café interage com o nosso sistema hormonal, particularmente com o cortisol, que está ligado ao ‘estado de alerta’. Os níveis de cortisol são naturalmente elevados quando acordamos e podem permanecer altos durante até uma hora depois. 

Por isso, de acordo com o neurocientista Steven Miller, da Universidade de Ciências da Saúde de Bethesda (Maryland – EUA), o ideal é tomar café quando os níveis do hormônio estão diminuindo e, para quem acorda um pouco mais cedo, isso acontece entre 9h e 11h da manhã.

Quando consumimos café enquanto os níveis de cortisol ainda estão altos, podemos desenvolver uma tolerância à cafeína, o que significa que você poderá precisar de uma dose extra de cafezinho para obter o mesmo efeito se tivesse ingerido a bebida um pouco mais tarde.

Mas é claro que essas conclusões não se aplicam a todos, elas dependem de uma série de fatores, principalmente a hora em que a pessoa acorda.

Fonte: Diário Digital

Café Meridiano, um jeito café de se informar.