Dicas

Qual o melhor: coador de pano ou filtro de papel?

Você escolhe. O coador de pano é a forma de preparo tradicional, preferida pela maioria dos consumidores. Preparado dessa forma, o café se torna uma bebida encorpada, já que os poros do coador de pano são mais abertos que os do filtro de papel. O coador também pode ser utilizado várias vezes, até ser preciso trocá-lo. E são necessários cuidados de preservação, para que ele não prejudique o sabor final do café. Um deles está em mantê-lo guardado num recipiente fechado, com água filtrada e dentro da geladeira.

Já o filtro de papel é prático e, por possuir trama fechada, apresenta retenção maior na filtragem. O resultado é um café mais brilhante e menos encorpado, se comparado, na mesma proporção, com o preparado no coador.

Anote: a qualidade do café e dos utensílios usados no seu preparo são igualmente importantes.

16 Comments
Renata 05/12/2016 em 17:28

Quero muito saber qual o melhor coador de pano: de flanela ou de malha?
Existe outro tipo de tecido para os coadores de pano?
Agradecida!!!

Café Meridiano 13/12/2016 em 8:22

Olá! Existem diversos tipos de Filtro, cada um com seus pontos favoráveis e desvantagens. O melhor é aquele que se adéqua mais à sua preferência. Além do Coador de Algodão (http://www.meridiano.com.br/produtos/coador-de-algodao.html), existe também os Filtros de Papel (http://www.meridiano.com.br/produtos/filtros-de-papel.html), Polipropileno (https://loja.meridiano.com.br/prod,idloja,16871,idproduto,3073904,acessorios-filtros-para-cafe—tam–103-grande–6-unidades-) e outros. Cada um confere um sabor especial ao café, recomendamos testar e comparar para fazer a sua escolha.
Abraços!

https://www.meridiano.com.br/blog
laura beatriz r. n. 02/12/2015 em 19:40

NOSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAa que bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

http://goo.gl/wu75ah
Café Meridiano 03/12/2015 em 8:14

É muito bom, Laura!
Confira nossa linha em nossa loja online http://loja.meridiano.com.br/ 😀

https://www.meridiano.com.br/blog
Elisete 26/06/2015 em 16:07

Gostaria de saber se o coador de pano junta bactérias, já que é usado várias vezes.

Café Meridiano 29/06/2015 em 11:27

Olá Elisete!
É muito fácil conservar seu coador de algodão. Para manter longe de bactérias, você deve lavá-lo sem sabão e guardar na geladeira, em um recipiente fechado com água. Se o coador de algodão é utilizado todos os dias, ele deve ser trocado a cada mês. Confira esta e outras dicas sobre como fazer o melhor café coado aqui >> http://goo.gl/Wu75aH

​Estamos sempre à disposição para dúvidas e sugestões.

Abraços.
Café Meridiano.

https://www.meridiano.com.br/blog
Ro 11/03/2015 em 14:46

Comprei um coador de pano e achei meio fino, nossa coloquei a água e passou direto, nem deu tempo de pegar o gosto do pó, tive que colocar uns 3 tantos a mais p/ pegar gosto. Comprei outro mais grosso, e mesmo assim tem que colocar mais pó do que se fazer com filtro de papel. Eu gosto de coador de pano, dá diferença no tipo de tecido, como saber qual é bom? Já tive outros coadores de pano e gostei.

Café Meridiano 16/03/2015 em 14:16

Olá,
Todos os dois coadores do Café Meridiano são bons. O que diferencia é o resultado final: no coador de pano o café se torna uma bebida mais encorpada sendo que no filtro de papel a retenção é maior, resultando numa bebida menos encorpada. Nós temos um vídeo com diversas dicas sobre a melhor maneira de fazer seu café, utilizando o Coador de Algodão Meridiano. Saiba mais sobre a melhor maneira de preparar e saborear seu Café Meridiano >> http://www.meridiano.com.br/blog/tag/coador-de-algodao.

Abraço!

https://www.meridiano.com.br/blog
Leandro Gehlen 26/02/2015 em 9:46

Olá,

Gostaria de saber se acredita ser uma no opção utilizar o coador de algodão na filtragem do mel durante o processamento.
Pergunto isso, pois tenho a intenção de produzir mel e estou fazendo um levantamento dos equipamentos necessários no processo.
Teria outras medidas desse coador?

Att.
Leandro Gehlen

Café Meridiano 16/03/2015 em 14:16

Olá Leandro,
As medidas do Coador de Algodão Meridiano são 25 cm x 16,5 cm x 1 cm. A utilização recomendada é para café. Sobre outros usos você pode entrar em contato conosco acessando aqui >> http://www.meridiano.com.br/contato.html .

Abraço.

https://www.meridiano.com.br/blog
Café Meridiano 30/09/2014 em 10:20

Olá, Rafael.

Você escolhe! Sentimos muito por não dar uma resposta concreta, mas não há “o melhor”, você que precisa descobrir qual o método de preparo combina mais com seu paladar – o filtrado no coador de algodão ou de papel. É uma questão de preferência.

Muitos gostam do café preparado no tradicional coador de algodão por achá-lo mais saboroso. A explicação é porque o filtro de papel retém parte do óleo que dá sabor a bebida.

Coador de algodão igual ao filtro de papel não conhecemos.

Faça o teste! Prove os dois métodos e nos diga o que achou.

Abraços e, qualquer dúvida, estamos à disposição.

https://www.meridiano.com.br/blog
Rafael 26/09/2014 em 19:08

Qual café fica mais gostoso o feito c/ o coador de pano ou o de papel ??
Existe algum coador de papel que tem o mesmo resultado do coador de pano, se o coador de pano for melhor ??

http://@rafaelyrafael
Café Meridiano 12/08/2014 em 16:55

Olá, Gerson!

Enviamos um e-mail para você. Por favor, nos confirme o recebimento e as informações solicitadas para que possamos analisar a sua reclamação.

Nossa equipe está à disposição.
Abraços.

https://www.meridiano.com.br/blog
gerson 10/08/2014 em 8:28

fui fazer cafe e quase me queimei porque o cabo do coador quebrou eu pensei que tivesse um arame dentro do cabo mas e so um plastico pesso que tomen providençia antes que aconteça algun açidente.

Café Meridiano 29/07/2014 em 11:17

Olá, Marcelo!

Apesar das diferenças de preparo ocasionarem características distintas na bebida, a quantidade do pó de café utilizada é a mesma, por isso não podemos afirmar que o rendimento é diferente. O filtro de papel retém mais óleos e a filtragem é mais lenta, se compararmos com o coador de algodão, mas a variação da quantidade do pó será apenas uma questão de preferência.

O rendimento está relacionado mais às características da bebida na seleção dos grãos – cafés encorpados dão a sensação de viscosidade no paladar – e o processamento – tecnologia de torra, modo de moagem, granulometria do pó e homogeneidade, entre outros. Esperamos ter esclarecido sua dúvida, caso contrário, continuamos à disposição.

Abraços.

https://www.meridiano.com.br/blog
marcelo 14/07/2014 em 17:51

Amigos. Analizando a fica acima em relacao ao coadot de pano ou de papel, posso tirar a conclusao que o de papel consome menos po do que o de pano? Ou seja ele rende mais?
Aguardo retotno
Obrigado

Comments are closed.