Dicas

Segredos de um bom café coado

Segredos de um bom café coado

Você é desses que prefere um bom café coado a um espresso ou cappuccino? Então, fique sabendo que com algumas dicas é possível deixar o seu cafezinho ainda melhor. Elas também servem caso você nunca tenha preparado um café e vai se aventurar pela primeira vez.

Tudo depende da qualidade dos dois ingredientes: água e café em pó. O resto é o gosto pessoal de cada um. Não há regra definitiva e a ordem é experimentar bastante até encontrar o seu jeito de passar um café. Abaixo você confere algumas outras dicas: 

– Utilize cafés com moagem média ou fina.

– Use uma medida padrão para a quantidade de pó – de 80g a 100g (cinco a seis colheres de sopa) para um litro de café pronto. A dica é ir experimentando até encontrar a medida que atenda ao seu paladar.

– Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte nem aperte a camada de café.

– Importante: a água utilizada deve ser pura e limpa. Use sempre água filtrada ou mineral.

– Não deixe a água ferver! Assim que ela começar a formar aquelas bolinhas desligue o fogo e despeje a água sobre o pó. Comece molhando o pó de café das beiradas para o centro do coador. Em seguida, despeje lentamente o restante bem no centro do filtro. Não use colher para misturar.

– Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café. Porém, não exceda de quatro a seis minutos, para que a extração excessiva não torne o café amargo.

– Para um café bem quente, escalde o bule ou a garrafa térmica pouco antes de fazer o café.

– Jogue fora o filtro e o café usados. Não passe a bebida novamente pelo café esgotado, pois ele ficará amargo e com um sabor desagradável.

– A preparação do café em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de pó e medidas. Para fazer quantidades grandes (mais de 12 xícaras pequenas), o longo tempo de preparo pode resultar em um sabor amargo. Se necessário, prepare menos xícaras por vez.

Fonte: Café & Conversa

Café Meridiano, um jeito café de preparar um cafezinho coado.

2 Comments

[…] Em relação à água, como já ressaltamos aqui, é recomendável que seja filtrada. E detalhe: ela deve ser aquecida, e não fervida! O ponto […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2014/11/deixe-seu-cafe-coado-ainda-melhor/

[…] de conferir alguns segredos que envolvem o preparo do café coado aqui no blog, chegou a hora de abordar uma outra curiosidade sobre esse assunto: mexer ou não a […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2014/08/cafe-coado-mexer-ou-nao-mexer/

Comments are closed.