Dicas

Universidade do Café

Universidade do Café

O conhecimento e as técnicas que envolvem o nosso bom e velho cafezinho vão muito além do preparo ou da apreciação de uma xícara. E para demonstrar isso foi criado o mestrado em ciências do café, único no mundo, e 5 brasileiros estão entre os 20 selecionados para cursá-lo!

O Curso de Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café, que acontece nas dependências da IllyCaffè em Trieste, na Itália, é uma iniciativa proposta por um grupo de lideranças no campo da educação: Fundação Ernesto Illy; Università del Caffè da Illy Caffè; Universidade de Trieste; Universidade de Údine; International Superior School of Advanced Studies of Trieste; The Association of Bimolecular Medicine e The District of Coffee.

O mestrado, que já está em seu segundo ano, tem como objetivo oferecer uma formação multidisciplinar mais aprofundada para os interessados em trabalhar com o mundo do café. O curso engloba todo o ciclo produtivo, incluindo a logística e o processo de industrialização.

De acordo com Roberto Morelli, diretor da Universidade do Café, o mestrado garante um conhecimento mais profundo de todos os aspectos do setor cafeeiro. “Há muita gente especializada em uma parte da história. São profundos conhecedores dos grãos, ou das máquinas, ou de marketing. Mas aqui queremos formar profissionais que conheçam tudo. O setor do café está mudando radicalmente e queremos formar especialistas na cadeia produtiva”, disse.

O mestrado é certificado pela Universidade de Trieste e de Údine, mas promete ganhar um novo status este ano. A renomada Universidade de Cambridge está prestes a fechar um acordo para enviar professores à Itália e também inserir o curso em seu currículo.

A especialização é direcionada para graduados em cursos como Economia, Administração e Engenharia e que tenham interesse em adquirir conhecimentos específicos sobre o café: da planta até a xícara.

O aluno também precisa ser fluente em inglês, já que o curso é todo ministrado neste idioma.

Fonte: Estadão e Unilly (Universidade do Café)

Café Meridiano, um jeito café de se especializar.