Blog

Você sabe quais são os benefícios do café?

Você sabe quais são os benefícios do café?

Acordar já tomando um bom café é um ritual de muitos brasileiros. Além do sabor marcante, ele também dá aquela dose de energia pra podermos encarar a rotina. Mas você sabia que o café também traz vários benefícios à saúde? No artigo de hoje, a gente vai destacar algumas delas. Acompanhe!

O café conta com componentes benéficos como polifenóis, cafestol e vitamina B3. Os polifenóis, além de ajudarem no funcionamento do metabolismo, podem agir para prevenir uma série de doenças. Já o cafestol pode atuar na regulação dos níveis de colesterol. Por fim, a vitamina B3 é uma das vitaminas que o nosso corpo não produz naturalmente, mas que são extremamente benéficas para o seu funcionamento em geral. O café também é rico em cafeína, considerada uma substância estimulante para o cérebro e que traz benefícios como melhora na atenção, tempo de reação e vigília.

Além disso, um estudo feito pela revista científica AHA Circulation: Heart Failure apontou que consumir uma ou mais xícaras de café puro por dia está associado a uma redução no risco de ter insuficiência cardíaca em longo prazo.

Mas, claro, é preciso fazer um consumo consciente e evitar excessos. Médicos afirmam que o consumo diário de 3 a 5 xícaras estão dentro da normalidade para pessoas adultas. E, para portadores de qualquer doença ou quem faz uso de medicamentos e está em situações específicas de saúde, como gestação, pós-operatório, dentre outros, é recomendado que se consulte o seu médico sobre o hábito de tomar café regularmente.