Dicas

A cafeteira italiana!

A cafeteira italiana!

Coador de pano, filtro de papel, french press, cafeteira elétrica e muito mais! São várias as possibilidades e formas de preparo do café, e muitas já foram evidenciadas aqui no blog. Hoje vamos falar de uma outra forma – clássica – de fazer o café: utilizando a cafeteira italiana (ou moka).

Este método utiliza uma panelinha italiana feita de metal, que se tornou um ícone de design mundial e que produz um café bem intenso.

Para preparar o seu café na cafeteira italiana (que é dividida em dois compartimentos) é necessário acrescentar água filtrada no compartimento inferior e o pó de café no filtro. Acople o compartimento superior, leve ao fogo baixo e aguarde até que o cafezinho esteja pronto. Para entender um pouco melhor, dê o play no vídeo abaixo: 

Uma dica: coloque um pouco (algumas gotas) de água fria no compartimento superior. Desta forma, a água não passa tão quente pelo café, queimando-o. E, para quem não gosta de um café muito forte, a sugestão é acrescentar um pouco de leite.

E então, que tal um café preparado na cafeteira italiana?  😉

Fonte: Revista Espresso

Café Meridiano, um jeito café de conhecer as diversas formas de preparar o cafezinho.

10 Comments
Nilson 17/07/2016 em 19:18

Olá, ganhei uma cafeteira Bialetti legítima para 6 xícaras. Acontece que moro sozinho e gostaria de saber se com esse modelo posso fazer menos café, 2 ou 3 xícaras… Na primeira vez, segui todos os passos e deu certo. Na segunda, coloquei menos café no recipiente e menos água na caldeira. O café subiu e logo parou de fluir, como se tivesse acabado a água, mas não foi o caso pois havia ainda bastante água que, aliás, virou café na própria caldeira. Será que é porque não enchi totalmente o recipiente do pó? É verdade que o fogo estava um pouco mais alto que a primeira vez, mas não passou das bordas da base. Sei que existem modelos de 1, 2, 3 e até 18 xícaras. Será que deverei comprar uma específica para mim? Obrigado

Café Meridiano 19/07/2016 em 9:47

Olá Nilson!
Muito obrigado pelo contato.
Pelo seu relato, há duas hipóteses que você deve observar. A primeira diz respeito a moagem do café, pois esse método de preparo deve ser com um pó mais grosso quando comparado a maioria dos cafés de supermercados. No nosso caso, deve ser o Café Meridiano Espresso 250g vácuo. Uma moagem mais fina, se for o caso, dificulta a passagem da água pela cafeteira, ocasionando ainda passagem grande de pó para o recipiente final.
A outra considera que, se a quantidade de água for muito baixa para a capacidade de volume total da cafeteira, não haverá pressão suficiente para o vapor de água passar pelos filtros e café. Nesse caso, uma cafeteira com capacidade menor deve ser sua opção. Observe ainda, que durante o acondicionamento do pó, não deve haver compactação.
Se considerando essas duas hipóteses ainda não conseguir preparar seu café, por favor, nos avise que iremos investigar melhor. Porque ninguém merece ficar sem café, não é mesmo?
Abraços,
Equipe Meridiano.

https://www.meridiano.com.br/blog
Marcela Martins 23/03/2015 em 14:11

Boa tarde adorei as dicas e o vídeo,
Adoro a cafeteira Italiana ou Moka, pela praticidade, mas, principalmente porque eu não sabia fazer um café considerado “ideal”, rs, ele ficava muito ruim, depois que comprei minha Moka tudo mudou, hoje faço várias receitas com café, além é claro de degustá-lo purinho, uma delícia. comprei um modelo bem moderno, acho que você vai gostar, nessa loja tem diversos modelos além de estampados tem as tradicionais também .http://www.tvchurrasco.com.br/loja/catalogsearch/result/?q=italiana&acc=c81e728d9d4c2f636f067f89cc14862c
Espero que goste beijos e até a próxima.

Bruno Marugan 30/06/2014 em 10:24

Legal! Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos. Até final da semana devo tentar e volto aqui pra contar.

Abraços!!

Café Meridiano 27/06/2014 em 10:01

Olá, Bruno!
Em primeiro lugar, obrigado.

Apesar de ambos os métodos de preparo (cafeteira italiana e máquina de café espresso) apresentarem a característica da passagem de água sob pressão pelo pó de café, o resultado final é diferente sim. Na máquina a pressão é maior e mais controlada. Na cafeteira italiana é o vapor de água que é forçado a subir. A semelhança fica pelo fato da bebida ser mais encorpada, devido justamente ao processo de extração com pressão.

Quando for experimentar o café na cafeteira italiana, lembre de utilizar um café com moagem mais grossa. No nosso caso, Café Meridiano Espresso 250 vácuo (link mais abaixo). Ele é produzido especialmente para essa forma de preparo.

Fique à vontade para anos escrever e nos contar o que achou desse método.

Café Meridiano Espresso 250 vácuo: http://loja.meridiano.com.br/ListaProdutos.asp?IDLoja=16871&IDProduto=2638730

Abraços,
Café Meridiano.

https://www.meridiano.com.br/blog
Bruno Marugan 25/06/2014 em 16:33

Muito legal. Eu nunca tinha feito com essa cafeteira italiana! Sabem me dizer se fica bem diferente do que um café feito em uma cafeteira expresso automatico?

De qualquer jeito vou comprar uma dessa e fazer!

Parabéns pelo post.

[…] Bater uma polpa ou 3 rodelas de abacaxi; 4 folhas de hortelã; uma  xícara de café – 50ml forte tradicional e encorpado. Pode ser feito também com o café feito na cafeteira italiana. […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2014/01/cafes-gelados-e-refrescantes-para-o-verao/

[…] o Café Meridiano Espresso Moído, reconhecido por ser perfeito para a extração de espresso em cafeteiras italianas. A embalagem, fechada a vácuo, garante um melhor isolamento do oxigênio, o grande inimigo no […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2014/01/um-jeito-cafe-de-preparar-e-apreciar-um-espresso/

[…] já conferiu aqui no blog curiosidades e características da cafeteira italiana. Hoje chegou a vez de aprender algumas formas […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2013/10/recicle-a-sua-cafeteira-italiana/

[…] gravar os ‘sons’ do café, tentando mostrar em forma de música o barulho produzido pela cafeteira italiana até a colocação da bebida na […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2013/08/os-sons-do-cafe/

Comments are closed.