Dicas

Café sustentável

Café sustentável

Todo dia, depois que preparamos o café para espantar o sono e a preguiça, ficam para trás alguns resíduos que chamamos de borra de café. Geralmente, para dar um fim imediato, jogamos este material no lixo. Mas, existem formas sustentáveis e ecologicamente corretas para destinar o resíduo, principalmente para quem trabalha com este produto em grande escala. E caminhos alternativos são sempre ‘bem vindos’.

Alguns produtores que possuem hortas ou escolas agrícolas utilizam o material para realizar a compostagem. Este processo biológico utiliza microorganismos que transformam a matéria orgânica, neste caso a borra de café, em um material semelhante ao solo, que pode ser utilizado como adubo. Essa é a alternativa que a galera do Meu Lixo Cuido Eu encontrou para reutilizar este resíduo que produzimos diariamente em nossas casas.

De acordo com algumas pesquisas, o material também pode ser usado para bloquear a proliferação de ovos do mosquito da dengue. O processo é simples: o mosquito pode ser combatido colocando a borra do café nos pratinhos de água dos vasos, no prato dos xaxins e até dentro da folha das bromélias.

Uma outra opção é o artesanato. A borra de café é utilizada em alguns casos como material para texturização. Sendo assim, institutos, associações e empresas que oferecem cursos nessa linha podem reaproveitar o material que iria parar no lixo.

São várias as opções de destinos sustentáveis para a borra de café. Assim, não deixamos de apreciar o cafezinho e ainda cuidamos do meio ambiente.

Café Meridiano, um jeito café de cuidar do planeta.

1 Comment

[…] vimos que o café pode ter o seu lado sustentável e ter diversas utilidades, desde servir como adubo até afastar cheiros […]

https://www.meridiano.com.br/blog/2012/05/nao-jogue-nada-fora-2/

Comments are closed.