Curiosidades

Colheita do Café

Colheita do Café

O período mais importante do ano para cafeicultores é a época de colheita do café. No Brasil o período acontece entre maio e setembro dependendo das condições climáticas da região. Nessa época as regiões produtoras ficam bem movimentadas devido a atividade agrícola, mas… você sabe como funciona esse processo?

A colheita pode ser manual ou mecânica. A colheita manual pode ser seletiva, isto é, somente os frutos no seu estágio maduro “cereja” são colhidos a dedo; ou por derriça, em que o trabalhador puxa com as duas mãos dos ramos da planta todos os frutos possíveis e os derriça, geralmente, sobre uma lona. Em regiões mais planas, como o Cerrado Mineiro, é mais comum a colheita mecânica, com uso de tratores e colheitadeiras.

Após essa etapa, os cafés de qualidade geralmente passam por uma lavagem, que também é um processo de separação dos frutos maduros, verdes e pretos (boias), além de separar também as impurezas (folhas, paus, pedras). Essa lavagem acontece por meio de canais de água que separam os frutos pela diferença de densidade e capacidade de flutuação na água. Os grãos cereja, de melhor qualidade, afundam e seguem para a retirada da casca e a mucilagem dos frutos, via seca (descascado) ou úmida (despolpado). No fim ambos os cafés separados são aproveitados na comercialização, mas são os grãos cerejas que irão representar bebidas melhores.

Após a etapa de lavagem o café segue para a secagem. Aqui o objetivo é abaixar a umidade em torno de 11 a 12% para que não haja fermentação indesejada dos grãos colhidos e comprometer assim a bebida final. A secagem acontece em terreiros (suspensos ou não) ou em secadores mecânicos. Quando em terreiros o café deve ser revirado continuamente, podendo acontecer ainda via natural, com a casca e mucilagem.

Antes de ser comercializado pelo produtor o café ainda costuma passar pelo beneficiamento, quando o grão de café é separado da polpa seca e rebeneficiamento, quando o café passa por operações mecânicas para uniformizá-lo de acordo com objetivo de forma, tamanho, peso e cor.

Enfim, o café pronto para ser utilizado na indústria é armazenado, aguardando ser avaliado e adquirido para compor algum blend ou ser utilizado sem composição com outras matérias-primas.  Porém, a seleção e análise da matéria-prima pela indústria é assunto para outro post.