Curiosidades

Você sabe a diferença entre diet e light?

Você sabe a diferença entre diet e light?


Essa é uma dúvida muito frequente! Por isso vamos esclarecer um pouco sobre este assunto para você.

Hoje está cada vez mais comum nos depararmos com estes tipos produtos quando vamos ao supermercado. E entender estes termos faz toda a diferença para tomar a decisão correta na hora da compra.

Os Diets

Alimentos diet são aqueles destinados a dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas e sódio), alimentos para controle de peso e alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares. Para que um alimento seja considerado diet ele deverá ser isento de algum nutriente.

São considerados “alimentos para fins especiais” e são muito importantes para pessoas que apresentam necessidade de consumo controlado em decorrência de alguma doença, entre elas a diabetes (açúcar), hipertensão (sal) e colesterol alto (gordura).

Os Lights

Já o termo light é empregado em produtos que apresentam redução mínima de 25% no valor energético ou no conteúdo de nutrientes quando comparados com o alimento convencional. É importante lembrar que alguns nutrientes não causam redução energética como é o caso do sódio e, mesmo assim, o alimento poderá ser considerado light.

O Cappuccino Meridiano Light, por exemplo, apresenta redução de 70% em gorduras totais, gerando uma redução de 22% nas calorias quando comparado com a versão tradicional.

Dica: No momento da compra sempre analise os rótulos com muita atenção. Alguns produtos light apresentam reduções semelhantes a produtos convencionais de outras marcas. Vale ressaltar que estes produtos devem ser consumidos nas porções recomendadas e que nenhum das versões diet e/ou light é garantia de um alimento saudável, pois isso depende do que foi reduzido ou retirado da receita.